CIDADESAÚDE

 São Vicente de Paulo se prepara para demissões e encerramentos de atividades a partir de novembro

OSÓRIO – Afundado em uma crise financeira e sem conseguir nenhum auxílio para resolver o problema, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) segue se preparando para realizar as demissões e encerrar as atividades do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do dia sete de novembro.

Aproximadamente 60 funcionários serão demitidos só na primeira leva. Entre os serviços atingidos estarão às áreas de Urgência e Emergência e do Centro Obstétrico, além das Cirurgias de urgência e emergência. Conforme o presidente do HSVP, Marco Pereira, esses atendimentos somados atingem um prejuízo mensal de mais de R$ 500 mil. É válido lembrar que, o déficit mensal do Hospital é de R$ 1,3 milhão.

Segundo o presidente do HSVP, durante os mais de 40 dias desde que o Hospital oficializou o Estado sobre o encerramento do atendimento SUS, nenhum município da região dos Bons Ventos (Capivari do Sul, Caraá, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Tavares) e, muito menos o Governo gaúcho, se pronunciaram em busca de uma solução.

“Não existe nenhuma solução encaminhada, e me preocupa a chegada do verão, e onde estes municípios irão levar suas gestantes, seus pacientes, e isso ainda não foi informado à população”, declarou Marco Pereira. O presidente do HSVP afirmou que o Hospital está aberto a qualquer município para a compra de serviços, desde que seja pago o custo do atendimento: “O que não pode é o Hospital assumir compromisso com os municípios para ter prejuízo”, ressaltou Marco.

Após o dia 07/11, o São Vicente de Paulo seguirá, além dos atendimentos privados e convênios (14% da população osoriense), com atendimentos do SUS, com os 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Porém, só receberá pacientes estáveis, as internações psiquiátricas, cirurgias eletivas, ortopedista traumato e cirurgia geral. Esses serviços, conforme o presidente da instituição, “não geram prejuízo”, visto que não precisam atender em regime de plantão.

Fotos: Divulgação