RS cresceu 80% no uso do LED no primeiro semestre de 2022
O uso de LED está se tornando cada vez mais comum, eles são eficientes em energia, econômicos e ambientalmente amigáveis. Segundo estudos da Research and Markets, até 2024 o mercado global de LEDs está previsto valer mais de 500 bilhões de reais. Na cidade de Porto Alegre, o plano de modernização da Iluminação Pública de Porto Alegre atingiu o primeiro marco com mais de 50 mil lâmpadas de LED instaladas em diferentes regiões da cidade em março deste ano.
Até agora, já foram investidos R$ 32 milhões no plano e a primeira etapa da modernização gerou uma economia de 35,8% de energia, o que representa aproximadamente R$ 620 mil. Um dos objetivos do projeto é manter a capital com uma iluminação mais qualificada e econômica.
A Varixx, fabricante líder no mercado brasileiro em soluções para eletrônica de potência, semicondutores e iluminação LED, vem sentindo esse impacto e já registrou um crescimento de 80% nas buscas por esse tipo de luminária, somente no primeiro semestre de 2022. Ao todo, somente nesses seis primeiros meses foram mais 11,7 mil LEDs vendidos e a expectativa é chegar a mais de 18 mil até o final do ano. A pesquisa ainda apontou que eletrocalhas e projetores de LED lideram as vendas com 60% da participação das vendas.
Segundo Castellane Ferreira, engenheiro diretor da Onno LED, divisão de negócio de soluções de iluminação sustentável da Varixx, um dos motivos apresentados para esse crescimento é a industrialização, não somente na capital, como de todo o estado, resultando em mais construções civis, lojas, fábricas e shoppings centers: “Esse tipo de luminária traz muitas vantagens, inclusive na economia de até 32% do valor total da fatura e na sustentabilidade, já que não utiliza metais pesados e tem 98% dos seus materiais recicláveis. Todos esses fatores e sua durabilidade, que já é comprovada, faz com que mais empresas e grandes setores invistam no LED”, finaliza o especialista.
Foto: Divulgação