Real, Fênix, Ferreira e Predadores são os campeões nas categorias de Base do Campeonato Municipal de Futsal
OSÓRIO – Um bom público esteve presente no Ginásio do Cirão durante a noite de quarta-feira (20) para acompanhar as finais das categorias de Base do Campeonato Municipal. Os jogos foram disputados em dois tempos de 15 minutos cada. Em caso de empate, o título seria definido na disputa de pênaltis.
Para as decisões, a organização da competição realizou uma bela cerimônia, com direito a luzes, fogos artificiais e a música da Liga dos Campeões na entrada dos atletas e da arbitragem dentro da quadra. Após a execução do Hino Nacional, foi dado o início das partidas. Já depois do encerramento de todos os jogos, foi realizada a cerimônia de premiação, com entrega dos troféus e medalhas para os melhores times e os destaques individuais.
Real Vs Abade
Coube a partida que abriu o Municipal ser a mesma do início das finais. O duelo era uma espécie de revanche para o Real, que no jogo da primeira fase acabou sendo derrotado por 3 a 2. E a final do Sub-9 começou equilibrada, até que, aos dois minutos de jogo, Miguel puxou para meio e chutou no canto do goleiro Davi, que acabou aceitando: 1 a 0 Real. Dois minutos depois, a equipe de Tramandaí chegou ao segundo gol. Vicente Santos chutou do meio da quadra e encobriu Davi, fazendo o 2 a 0.
Logo após o gol, o treinador Fabinho (Abade) pediu tempo e a parada deu resultado. Aos seis minutos, a bola sobrou na área do Real e Lucas acertou o travessão. Na sequência, Guilherme mandou um chute no canto, descontando para 2 a 1. Mas a reação do Abade foi freada no minuto seguinte. Aos 7min, Vicente Santos mandou outro chute de longe e Davi acabou espalmando para dentro do gol: 3 a 1.
O Real perdeu chances de aumentar a vantagem e, por muito pouco, não levou o segundo gol no final da primeira etapa. Faltando nove segundos, aproveitando saída errada do Real, Matias recebeu sozinho dentro da área e, de frente para o gol, chutou por cima.
2º Tempo – Em um início movimentado, o Abade foi para cima e, em um lance dentro da área, a bola bateu na mão do jogador do Real e a arbitragem marcou pênalti. Miguel Walker foi para cobrança, o camisa 03 do Abade chutou no canto esquerdo e a bola passou por baixo do goleiro Emanuel: 3 a 2.
A partida seguiu em aberto. O Real chegou a marcar duas vezes, em cobranças de lateral, mas os gols não valeram. Já aos 10min, em um lateral batido para área, Davi não segurou a bola e Miguel tocou para o gol, fazendo o quarto do Real. Aos 12min, após outra atrapalha do goleiro Davi, Miguel tocou para o gol, mas a arbitragem parou marcando falta no goleiro do Abade. Depois disso, o Real administrou o resultado, confirmando a vitória por 4 a 2 e o título do Sub-9.
Com o resultado, a equipe do Ferreira terminou na 3ª colocação, já que havia perdido para o time campeão na semifinal pelo placar de 3 a 1. Além do título, o Real ficou com o Goleiro Menos Vazado: Emanuel, que sofreu seis gols em cinco partidas. Já o Artilheiro foi Lucas Nascimento (Abade), com nove gols marcados.
Fênix Vs Real
A final do Sub-11 foi a única que não contou com equipes de Osório. Ambas invitas, Fênix e Real se reencontraram após empatarem na primeira fase. E o Fênix começou pressionando. Aos 2min, Alyson chutou de longe e Luigi fez uma defesaça. Um minuto depois, Leandro chutou cruzado e a bola passou perto. Aos 5min, Leandro recebeu de Alyson e finalizou para fora.
Aos poucos, o Real equilibrou a partida. Aos 6min, em cobrança de falta na entrada da área, Vitor Hugo chutou rasteiro, a bola desviou na barreira e saiu pela linha de fundo. Em cobrança de escanteio para trás, Otávio chutou de primeira, mas a bola foi para fora. Já aos 7min, em um bate-rebate, Vitor Hugo chutou no alto e Bryan defendeu.
Porém, quando o Real era melhor, o Fênix conseguiu abrir o marcador. Em contra-ataque, Luiz recebeu de Alyson para fazer o 1 a 0. Depois do gol sofrido, o Real foi para cima e o Fênix conseguiu se segurar. Aos 12min, o treinador do Fênix pediu tempo e logo no minuto seguinte, a equipe fez o segundo. Alyson recebeu na lateral da quadra e, mesmo com pouco espaço, limpou três marcadores e chutou no canto, marcando um golaço: 2 a 0.
Entretanto, o Real não se abalou e no minuto final conseguiu chegar ao empate. Faltando 47 segundos para o término do primeiro tempo, Luigi chutou a bola para frente, Ana não cortou e Vitor Hugo tocou para as redes: 2 a 1. Faltando 08seg, Vitor Hugo puxou contra-ataque, driblou três marcadores e bateu no canto, fazendo um belo gol: 2 a 2.
2º Tempo – Com a igualdade no placar, os dois times fizeram um jogo aberto na segunda etapa. Aos 7min, aproveitando uma furada da defesa do Real, Luiz chutou de dentro da área, mas a bola foi para fora. Mas, no minuto seguinte, em cobrança de falta errada da equipe de Tramandaí, Alyson recebeu de Luiz e chutou no ângulo para fazer o 3 a 2 para o Fênix.
Com a desvantagem, o Real foi para cima e por pouco não marcou. Aos 9min, Pedro Henrique recebeu sozinho e chutou para defesa de Bryan. Após escanteio, a bola sobrou para Pedro Henrique na área, que finalizou, mas Samuel Maciel tirou em cima da linha. Aos 11min, Thaylor tocou na saída de Bryan e Ana tirou em cima da linha. Dois minutos depois, em outro escanteio, Otávio finalizou e acertou o pé da trave.
Já no minuto final, em chute de fora da área, a bola desviou em Davi, tocou na trave e o goleiro do Fênix conseguiu segurar firme. E, no último lance da partida, faltando 02seg, Vitor Hugo recebeu na área, bateu cruzado e a bola foi para fora. Após o lance, a partida foi encerrada, confirmando a vitória do Fênix por 3 a 2 e o título da Sub-11 para o time de Imbé.
Com o resultado, o time osoriense do Milan ficou em 3º, já que perdeu para o campeão na semifinal pelo placar de 5 a 1. Além do título, o Fênix terminou com o Goleiro Menos Vazado: Bryan, que tomou oito gols em cinco jogos disputados. Já o Artilheiro foi Vitor Hugo (Real), com 12 gols marcados.
Ferreira Vs Real
A decisão do Sub-13 também era uma espécie de revanche para a equipe do Real, já que na fase de grupos ela perdeu para o time osoriense por 2 a 1. E o reencontro foi eletrizante. Com um minuto e meio de partida o Ferreira já tinha colocado duas bolas na trave, contra uma do Real. Além disso, cada goleiro já havia realizado, ao menos, uma defesa difícil.
O Ferreira chegava em chutes de longa distância. Já o Real levava perigo nos contra-ataques, mas abusava dos erros nas finalizações. Aos 12 minutos, em um dos muitos contra-ataques puxados pelo time de Tramandaí, Anthony tirou de Thallys e acertou a trave e, na sobra, Rocha tirou em cima da linha. E, quem não faz, leva! Depois de tanto arriscar, Gustavo, em jogada individual, chutou duas vezes para vencer o goleiro Bruno e abrir o marcador: 1 a 0 Ferreira. Já no estouro do cronômetro, Anthony (Real) chutou e Thallys defendeu.
2º Tempo – A segunda etapa também começou movimentada, com as duas equipes tendo chances para marcar. E, aos 4min, o Ferreira fez o segundo gol. Cassiano puxou contra-ataque e tocou para Arthur Vargas, em cima da linha, só empurrar para o gol: 2 a 0. O jogo ficou pegado, com os atletas do Real sofrendo com as entradas duras do Ferreira. Mesmo assim, o time de Tramandaí conseguiu diminuir o prejuízo. Aos 6min, a bola sobrou para Pietro, que acertou um chute cruzado, descontando para 2 a 1.
O Real seguiu atrás do empate, arriscando chutes de longa distância. Aos 10min, Adrian cobrou falta e Thallys defendeu. Porém, no minuto seguinte, o Ferreira ampliou. Em cobrança de escanteio, Cassiano recebeu na área e tocou para o gol: 3 a 1. Na sequência, após roubada de bola, Arthur Rocha chutou de longe e o goleiro do Real espalmou para dentro do gol: 4 a 1.
Já aos 13min, saiu o quinto do Ferreira. Thallys lançou na área e Kingeski só desviou para tirar do goleiro e fazer o 5 a 1. Ainda deu tempo para Gustavo Oliveira (Ferreira) dar uma entrada por trás Adrian (Real) e receber o cartão vermelho direto: nada que arriscasse a vitória e o título do Sub-13 da equipe osoriense.
Com o resultado, a terceira colocação da categoria ficou com o Milan, que foi derrotado para o campeão na semifinal por 3 a 0. O Ferreira, além do título, terminou gol o Goleiro Menos Vazado: Thallys (quatro gols sofridos) e também o Artilheiro do Sub-13: Arthur Rocha, com cinco gols marcados.
Predadores Vs Real
Na última decisão da noite, o Predadores (Osório) veio mordido para final do Sub-15, após ser derrotado pelo Real na primeira fase pelo placar de 3 a 0. Para quem esperava um jogo equilibrado, viu um primeiro tempo de domínio quase absoluto do time da casa. Somente Handrey teve quatro chances para marcar, mas o camisa 11 do Predadores parou no goleiro Davi e também na falta de pontaria. Já aos 10min, Murilo recebeu na área e mandou de bicicleta, mas a bola acabou acertando a trave.
O Real só chegou com perigo aos 12 minutos. Após roubada de bola, João recebeu na entrada da área, mas Pedro Henrique saiu bem do gol para fazer a defesa. Na sequência, em saída errada do Predadores, Valter finalizou da entrada da área e acertou a trave. Faltando 57 segundos para o final da primeira etapa, o Predadores conseguiu roubar a bola do Real: Handrey recebeu de Diego e finalizou na trave.
2º Tempo – O Real voltou do intervalo melhor. Com menos de um minuto, Pedro Henrique já havia salvado o Predadores em dois lances de perigo. A resposta do time osoriense foi rápida. Aos 3min, Murilo chutou cruzado e a bola bateu na trave. No minuto seguinte, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Murilo (Predadores), que finalizou e Davi fez uma defesaça.
Aos 5min, em boa triangulação do Real, Valter perdeu o gol debaixo das traves. Já aos 6min, Handrey chutou cruzado e Davi defendeu com o pé. No escanteio para a área, Murilo furou, Davi não segurou e Murilo colocou para as redes: 1 a 0 Predadores. Após o lance, o Real reclamou, pedindo falta no seu goleiro, porém, a arbitragem validou o gol.
A situação do Real começou a complicar ainda mais aos nove minutos. Primeiro, Natan deixou o braço em Diego e recebeu o cartão amarelo. O auxiliar do Predadores exagerou na reclamação, pedindo o vermelho, e ele que acabou sendo retirado de quadra. Logo na sequência, Handrey chutou do meio da quadra e Davi acabou espalmando para dentro do gol: 2 a 0 Predadores.
A partir daí a equipe osoriense passou a se defender, com os seus atletas vibrando a cada corte ou interceptação de uma jogada. Aos 10min, o time teve a chance de ampliar, mas Murilo, sozinho dentro da área, chutou em cima de Davi. Depois disso, só deu Real. Aos 12min, em saída errada do Predadores, Dudu chutou, Pedro Henrique espalmou e Natan finalizou para fora. Na sequência, Dudu mandou outro chute, o goleiro do Predadores tocou na bola e ela sobrou para João escorar de cabeça, descontando o placar: 2 a 1. No lance seguinte, o mesmo João teve a chance do empate, mas ele conseguiu tocar a bola para as redes, depois do cruzamento de Dudu.
Aos 13min, Murilo teve mais uma chance para marcar para o Predadores, mas sozinho, acabou finalizando para fora. A partida seguiu em aberto até o final, quando faltando 46 segundos para o término, Murilo recebeu na área, cortou dois marcadores e chutou para fazer o 3 a 1, gol que confirmou a vitória e o título da Sub-15 para o Predadores. Esse foi o sexto gol do camisa 10 do Predadores, que terminou com o troféu de Artilheiro da categoria. Já o Goleiro Menos Vazado foi Davi (Real), que sofreu apenas três gols em cinco partidas disputadas. Com o resultado, o Ferreira terminou na terceira colocação, já que foi derrotado pelo campeão na semifinal pelo placar de 3 a 0.
PREMIADOS
Sub-9
Sub-11
Sub-13
Sub-15
CRÉDITOS
Lucas Rodrigues