Prorrogada Campanha de Multivacinação
Foi prorrogada até 30 de novembro a Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A estratégia – que se iniciou em 1º de outubro – tem por objetivo colocar em dia doses do calendário de rotina que estejam em atraso. Ao todo, o calendário de vacinação prevê 14 tipos de vacinas até os sete anos de idade e outras oito até os 15 anos, fora as que ocorrem em campanhas específicas, como a da gripe e da Covid-19. Cerca de dois milhões de pessoas no Estado fazem parte desse grupo de menores de 15 anos. A seguir veja contra quais doenças está sendo realizada a vacinação.
Colocar em quadro
CRIANÇAS COM ATÉ SETE ANOS – BCG, Hepatite B, Penta, Polio (inativa e oral), Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP, Hepatite A e Varicela.
DE SETE A 15 ANOS DE IDADE – Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e tétano adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, Varicela e dTpa.
VACINAÇÃO A BAIXO DO ESPERADO
Desde o dia 1º de outubro, cerca de 150 mil crianças e jovens foram vacinados com doses do calendário básico. Isso representa 55% do público que procurou um posto de vacinação, já que muitos não tinham dose em atraso para receber e tiveram apenas a revisão da caderneta. A orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é que todas as crianças e os adolescentes menores de 15 anos compareçam a uma Unidade Básica de Saúde com a sua caderneta de vacinação, para que um profissional da saúde avalie se é necessária ou não a aplicação de alguma dose.
Entre as faixas etárias, a maior procura nos postos foi do público dos 10 aos 14 anos: cerca de 84 mil crianças e jovens. Desses, 43 mil tinham alguma vacina por fazer. Enquanto as crianças até o um ano de idade, que têm 18 doses previstas no calendário até completarem 12 meses, representaram 53 mil entre o público que foi até um posto, com 44 mil delas sendo vacinadas.
VACINAÇÃO NO LITORAL NORTE
Em comparação com o Estado, os municípios do Litoral Norte, os quais fazem parte da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), apresentam números melhores que os do RS. Até o dia 28/10, 9.693 crianças de até 14 anos já haviam comparecido aos postos de vacinação. Esse número equivale a aproximadamente 72% do total de crianças nessa faixa etária, na região.
Os números mais baixos, é o da faixa etária entre cinco e nove anos, onde foram vacinadas 1.564 crianças, pouco mais de 46% do seu total. Os que mais se vacinaram são as entre 10 e 14 anos (82,4%), sendo vacinadas 3.062 crianças. Além desses grupos, também foram vacinados 2.673 menores de um ano (77,3%) e 2.394 entre um e quatro anos de idade (aproximadamente 69%).
Vale ressaltar que a vacinação está disponível em todos os Postos de Saúde da cidade. É necessário levar a Carteira de Vacinação da criança.
Foto: PMO