Projeto para implantação de linha de trem entre o Litoral Norte e o Paraná está em tramitação
Um projeto para a construção e exploração de uma linha ferroviária entre Arroio do Sal e Terra Roxa, no Oeste do Paraná (PR), voltou a tramitar na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O processo havia sido temporariamente suspenso devido à necessidade de reavaliação dos impactos das mudanças recentes na Legislação.
Porém, em julho deste ano a ANTT decidiu retomar a análise do projeto e notificou a Doha Investimentos e Participações, para que fornecesse informações complementares. A empresa de Porto Alegre foi a responsável pela apresentação da proposta, em agosto de 2023. Caso seja aprovado o projeto, a linha de trem de 1.549 quilômetros será administrada pela Doha Investimentos por um período de 99 anos. A empresa, que afirma contar com investidores russos, também está envolvida (desde outubro de 2020) no licenciamento para a construção do Porto de Arroio do Sal.
As especulações em torno do projeto dão conta de que a Doha Investimentos tenha interesse apenas em demarcar o traçado da ferrovia, visando negociações futuras, mas sem a intenção real de dar andamento ao cronograma proposto. Enquanto isso, a construção de um novo porto em Arroio do Sal já está evoluindo, com a empresa DTA Engenharia à frente do projeto. Na semana passada, foi assinado um contrato com o Governo Federal, que concedeu à DTA o direito de implantar o empreendimento, após a conclusão do processo de autorização junto aos órgãos competentes.
FERROVIAS NO ESTADO
Paralelamente, a malha ferroviária do Rio Grande do Sul enfrenta graves dificuldades devido aos danos causados por enchentes recentes. Dos 1,7 mil quilômetros de trilhos existentes no estado, cerca de 800 quilômetros necessitarão de intervenções, e o processo de recuperação poderá levar anos. As estimativas indicam que os investimentos para a reparação da malha ferroviária superem três bilhões de reais. Com a recuperação da malha ferroviária em ritmo lento, o estado ainda enfrenta grandes desafios logísticos e de transporte ferroviário, enquanto novos projetos, como a linha de trem entre Arroio do Sal e Terra Roxa (PR), aguardam o avanço das negociações.