REGIÃOSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Professores do Litoral realizarão paralização esta semana

Na manhã de sábado (18), dezenas de professores da Rede Municipal de Cidreira realizaram uma manifestação na rótula da ERS-786. O objetivo do protesto é reivindicar o reajuste de 33,24% do Piso Nacional dos Professores, anunciado em fevereiro deste ano pelo governo federal que até agora não foi cumprido pelo Executivo de Cidreira.

Vale ressaltar que, durante reunião realizada na última terça-feira (14), na Câmara de Vereadores, o prefeito Elimar Tomaz Pacheco negou o reajuste alegando insegurança jurídica na legislação que determinou o benefício. Além do reajuste, os professores ainda buscam solução a outros problemas como melhor infraestrutura nas escolas e resolução para o problema de falta de professores.

Entre terça (21) e quarta-feira (22), o magistério fará paralisação não havendo aulas na Rede Municipal de Cidreira. Em assembleia realizada no último dia 11 de junho, a categoria afirmou que a paralisação não causará prejuízo aos alunos pois haverá reposição das aulas.

Parte da comunidade e vereadores estão apoiando o movimento do magistério. Já o Executivo de Cidreira não se manifestou sobre a paralisação. A Comissão de Educação da Câmara de Vereadores vem acompanhando todos os movimentos dos professores e auxiliado em diversas demandas.

A paralisação deverá ter adesão maior dos professores concursados, pois muitos contratados optam por não participar devido a possibilidade de perda de vínculo ou retaliações. Hoje o município de Cidreira tem um dos mais salários do RS, sendo que um professor nível 1, classe A, com 20 horas semanais recebe R$ 1.479,00 (mil quatrocentos e setenta e nove reais).

Foto: Divulgação