CIDADEESPORTES

Pro Sports recebeu Torneio de Beach Tennis

OSÓRIO – Entre os dias 19 e 21 de maio, a Pro Beach Sport recebeu um Torneio de Beach Tennis. O evento, realizado pelo AVA Play, foi como uma espécie de reinauguração do local, que agora está sob nova direção, tendo como sócios Herlon Silveira e Julião Aguiar.

A competição contou com a presença de mais de 120 atletas de diferentes cidades do Estado. Ao todo, foram disputadas 11 categorias, nos naipes Masculino (C, D/C e D), Feminino (C, D/C, D e 40+) e Misto (Open, C, D/C e D), sendo premiadas as três melhores duplas de cada categoria com troféus e diferentes brindes. Além disso, nas categorias com nove atletas ou mais, também houve premiação em dinheiro no valor de 200 reais, somente para as duplas campeãs. Vale ressaltar que não houve disputa do 3º lugar, sendo a dupla terceira colocada aquela que perdesse para a campeã na semifinal.

Os jogos foram disputados em set único de seis pontos, sendo que, em caso de empate em 5 a 5, a partida iria a 7. Se o confronto ficasse empatado em 6 a 6, a decisão iria para o tie break, sendo o vencedor aquele que chegasse a sete pontos primeiro ou conseguisse abrir dois de diferença (ex: 9×7, 10×8, etc).

MASCULINA D/C (9 duplas)

Fabricio Silva/Renato Witt Vs Douglas Castro/Régis Camargo

A final da Masculina D/C foi quase um atropelo. Melhores desde o início, Fabricio e Renato chegaram a abrir 5 a 0 no marcador. No primeiro game, eles abriram 40×15, na devolução para fora de Régis no smash de Witt. Na jogada seguinte, Douglas conseguiu pegar três smashs seguidos de Fabricio, mas na sequência, o mesmo Douglas acabou mandando um smash na rede, cedendo o 1 a 0.

Na segunda parcial, Régis mandou um smash e Renato fez uma defesaça, devolvendo no fundo para fazer 15×40. Na jogada seguinte, Douglas sacou, Witt passou e Douglas mandou na rede: 2 a 0. Renato soltou o braço no terceiro game e em um smash (com ajuda da rede) ele fez o 40×15. Na sequência, Régis mandou o smash para fora, cedendo o 3 a 0. Witt seguiu soltando o braço na quarta parcial. Na definição do quarto ponto, Régis sacou, Renato mandou a devolução e Douglas não conseguiu pegar: 4 a 0. Já no quinto game, foi a vez de Fabricio soltar o braço e com quatro aces, ele fez o 5 a 0.

Soltos em quadra, Renato e Fabricio abriram 0x40 na sexta parcial, no ataque acelerado de Douglas que parou na rede. Mas Régis e Douglas conseguiram a igualdade no game. Primeiro, Régis mandou o smash e Witt não defendeu: 15×40. Depois, Renato tentou uma largada e a bola ficou na rede: 30×40. E na sequência, Fabricio atacou para fora, cedendo o 40×40. No No-Ad (ponto decisivo), Douglas mandou um ataque na diagonal e Witt não pegou: 5 a 1.

A perda do game, acabou desconcentrando Renato e Fabricio. Em uma parcial onde eles tudo, os atletas viram a dupla adversária descontar. Perdendo por 15×40, Witt sacou, Régis mandou a devolução e Renato não conseguiu defender: 5 a 2. Com Régis soltando o braço, ele e Douglas abriram 40×0 no oitavo game, na devolução na rede de Witt. Na jogada seguinte, após bom rali, Douglas mandou a bola para fora: 40×15. Na sequência, Fabricio acertou um belo smash na paralela: 40×30. Depois, foi a vez de Renato atacar no fundo para fazer o 40×40. Com mais um match point a seu favor, dessa vez Fabricio e Witt não desperdiçaram a chance: No No-Ad, Renato atacou no fundo, Régis devolveu e Fabricio fechou o jogo com um smash: 6 a 2 e título da Masculina D/C para Renato Witt e Fabricio. Com o resultado, Eduardo Teixeira/Vinicius Henke ficaram com o 3º lugar, já que foram derrotados pela dupla campeã na semifinal pelo placar de 6 a 3.

MASCULINA C (15 duplas)

Pretinho/Titio Vs Luiz Fernando/Thiaguinho (Palmares)

A decisão tinha para ser um jogo bastante equilibrado e até começou assim. A primeira parcial começou com Pretinho fazendo dois aces e errando outros dois saques. Na sequência, Pretinho mandou um smash e Thiaguinho devolveu para fora: 40×30. Mas na largada na rede de Titio e no saque para fora de Pretinho, Luiz Fernando e Thiaguinho fizeram 1 a 0. Aproveitando os erros de Luiz Fernando, Titio e Pretinho buscaram o empate. Com o game em 30×40, Luiz sacou e Titio devolveu com um smash na paralela: 1 a 1.

Em um terceiro game com muitos erros por parte das duas duplas, a bola na rede de Pretinho definiu a parcial: 2 a 1 para Luiz Fernando e Thiaguinho. Mas Titio e Pretinho foram atrás do empate novamente. Os erros seguiram no quarto game e no 40×40, Titio mandou uma bola acelerada rente à rede para fazer o 2 a 2.

Na quinta parcial saiu a primeira confirmação de serviço da partida. Com Pretinho e Titio soltando o braço, a dupla fez 40×15 no smash na rede de Thiaguinho. Na sequência, Luiz Fernando foi buscar um ataque no fundo, mas acabou devolvendo na rede, cedendo o 3 a 2 e a virada para a dupla adversária. No sexto game, a partida estava empatada em 30×30, quando Luiz Fernando acabou sentindo uma lesão após não conseguir buscar uma bola. Luiz seguiu na partida e na jogada seguinte, ele acertou o ferro de sustentação do ginásio (o que é considerado bola para fora), cedendo o 4 a 2 para Pretinho e Titio.

Soltando o braço para cima de Luiz Fernando, Pretinho e Titio fizeram 40×30 na sétima parcial, graças ao smash na rede de Thiaguinho. Na sequência, Pretinho mandou outro smash em Luiz, fazendo o 5 a 2. O oitavo game começou com dois erros de Titio e o placar de 30×0 para Thiaguinho e Luiz Fernando. Mas no smash e na largada na diagonal de Titio e no lobe para fora de Thiaguinho, Pretinho e Titio conseguiram virar a parcial para 30×40. E no primeiro match point, a dupla confirmou a vitória por 6 a 2. O ponto do título saiu na largada de Titio. Thiaguinho e Luiz ainda tentaram buscar, mas a bola parou na rede, lance que confirmou o título da Masculina C para Pretinho e Titio. Com o resultado, Filipe Luiz (Palmares) e Gamarra ficaram com a terceira posição, já que perderam para a dupla campeã na semifinal pelo placar de 6 a 3.

Masculina C: Luiz, Thiaguinho, Pretinho, Titio, Gamarra e Filipe.

FEMININA D/C (12 duplas)

Cheila Souza/Fran Oliveira Vs Laura Rost/Melissa Lima

Desde o início, a partida se mostrou equilibrada. No primeiro game, mesmo com Laura no saque, Fran e Cheila abriram 15×40: Fran passou a bola e Melissa não conseguiu devolver. Na jogada seguinte, Laura mandou um lobe para fora, cedendo o 1 a 0. Em uma segunda parcial equilibrada, após bom rali, Cheila fez 40 a 30 com um lobe. Na sequência, Fran atacou e Laura devolveu no fundo com uma bola na linha: 40×40. No No-Ad, Melissa largou e Fran devolveu para fora, cedendo o 1 a 1.

O terceiro game começou com lindas jogadas, porém, foram os erros que definiram a parcial. No saque para fora de Melissa, Fran e Cheila fizeram 30×40. Em bom rali, Laura atacou e Fran devolveu para fora: 40×40. No ponto decisivo, Laura atacou para fora, cedendo o 2 a 1. Com Fran acertando tudo no quarto game, ela e Cheila fizeram 3 a 1. O ponto definitivo saiu no ataque no fundo de Fran, que Laura não conseguiu pegar.

Sem deixar a dupla adversária crescer no jogo, Melissa e Laura foram atrás do empate. Com Laura soltando o braço no saque, ela e a parceira fizeram 40×15, na devolução para fora de Fran. Na jogada seguinte, Laura deu uma largadinha, descontando o placar para 3 a 2. O empate saiu graças a Melissa. Primeiro, ela devolveu o saque de Cheila na linha para fazer o 30×40. Na sequência, Fran levantou a bola e Melissa mandou um smash para fazer o 3 a 3.

Na sétima parcial, Fran e Cheila venciam por 0x30, quando Fran caiu na quadra sentindo câimbras. Após alguns minutos, a partida recomeçou. Depois do smash de Laura, Cheila fez o 15×40 com uma devolução no fundo. Mas Melissa e Laura buscaram a igualdade na parcial com uma devolução para fora de Fran e uma largada de Laura. No No-Ad, Melissa sacou, Fran devolveu e Melissa atacou na rede, cedendo o 4 a 3. No oitavo game, Laura e Melissa perdiam de 40×15, quando Laura acertou um lobe na linha: 40×30. Na sequência, Mel mandou a devolução e Cheila não pegou: 40×40. No ponto decisivo, Fran tentou um ataque no fundo e jogou para fora, cedendo o 4 a 4.

A nona parcial foi marcada por lindos ralis e grandes defesas. E, depois de uma parcial equilibrada, Laura fez o 5 a 4, confirmando o serviço com um ace. Depois de tomarem a virada, foi a vez de Cheila e Fran buscarem o empate no marcador. Perdendo de 15×40, o saque de Cheila começou a entrar e com dois aces, ela e parceira fizeram o 5 a 5. No 11º game, mesmo com Melissa soltando o braço no saque, Fran e Cheila fizeram 30×40 no smash de Fran em cima de Melissa. Na bola seguinte, Melissa sacou e Fran devolveu na paralela para fazer o 6 a 5.

Com Fran sacando para vitória, ela e Cheila viram as adversárias errarem as duas primeiras bolas (smash para fora de Laura e erro na devolução de Melissa). Na jogada seguinte, Fran acertou um ace, fazendo 40×0. E no primeiro match point, Cheila acertou um ataque na paralela para fazer o 7 a 5, confirmando o título dela e Fran na Feminina D/C. Com o resultado, a dupla formada por Jaci e Virgínia Santos ficou com a terceira colocação, já que acabou sendo derrotada na semifinal para as campeãs pelo placar de 6 a 0.

Feminina D/C: Melissa, Laura, Fran, Cheila Souza, Virgínia e Jaci.

FEMININA 40+ (5 duplas)

Fernanda Nozari/Fabinha (Imbé) Vs Sheila Costa/Lisa Bublitz

Fê Nozari e Fabinha começaram melhores e saíram abrindo 3 a 0 no marcador. Depois de duas devoluções de Fabinha, Sheila sacou na rede, cedendo o 0x40. Após Lisa acertar uma bela diagonal, Sheila mandou o smash para longe, cedendo o 1 a 0. Com Fernanda soltando o braço no saque, ela fez o 2 a 0 com direito a dois aces seguidos. Já o terceiro ponto saiu em um game mais equilibrado. Em uma parcial com muitos erros, Fabinha levantou uma bola e Sheila jogou o smash para fora, cedendo o 30×40. Depois da devolução de Sheila no meio de Fê e Fabinha, no No-Ad, Lisa mandou um lobe para fora, cedendo o 3 a 0 para a dupla adversária.

O primeiro ponto de Sheila e Lisa saiu no quarto game. Com as duas muito bem na recepção, elas viram Fê Nozari mandar o smash na rede: 3 a 1. Na quinta parcial, a dupla chegou a abrir 40×15 no lobe para fora de Fabinha, mas acabaram tomando a virada. Primeiro, Sheila sacou na rede, cedendo o 40×30. Depois, Sheila sacou, Fernanda devolveu e Lisa mandou a bola para fora: 40×40. No ponto decisivo, Fabinha mandou uma bola alta, Sheila chegou a tocar nela, mas não conseguiu defender: 4 a 1. Já no sexto game, em outra parcial equilibrada, Fê e Fabinha venciam por 40×30, quando Fernanda aproveitou uma bola que sobrou na rede para cravar na quadra adversária, ampliando a vantagem no marcador para 5 a 1.

Sem muito a perder, Lisa e Sheila foram para o tudo ou nada e conseguiram descontar o placar. Com Lisa soltando o braço, Fê e Fabinha estavam tendo dificuldade para conseguir defender os ataques. Com o game empatado em 30×30, Sheila mandou um smash e Fernanda não pegou: 40×30. Na jogada seguinte, Lisa acertou um ace, descontando o placar para 5 a 2. Na oitava parcial, as duas duplas proporcionaram grandes lances, com defesas espetaculares. Em um rali, Fê largou e Sheila devolveu para fora, cedendo o 40×30. Na jogada seguinte, Sheila mandou um gancho para fazer o 40×40. No No-Ad, Fernanda atacou e Lisa devolveu na diagonal: 5 a 3.

Após o susto, Fernanda e Fabinha voltaram para o jogo e sem dar chances para as adversárias, fizeram 0x40 na nona parcial, no smash de Fê em cima de Sheila. E no primeiro match point, a dupla fechou o jogo, graças ao smash para fora de Lisa: 6 a 3 e título da Feminina 40+ para Fernanda Nozari e Fabinha. Com o resultado, Tatiane Grossmann e Viviane Silva ficaram com o 3º lugar.

Feminina 40+: Sheila, Lisa, Fabinha, Fê Nozari, Tatiane e Viviane.

MISTA OPEN (12 duplas)

Everton Kauer/Ciba Hussein Vs Titio/Laura Rost

O jogo começou com tudo. Logo na primeira parcial, as duplas proporcionaram um baita rali, que terminou com a bola de Ciba na rede e 30×30 no marcador. Após Everton acertar uma devolução na diagonal, Ciba mandou outro ataque na rede, cedendo o 40×40. No ponto decisivo, Laura mandou um lobe, Everton jogou a bola para cima e Laura finalizou com um smash, fazendo 1 a 0. No game seguinte, Laura e Titio conseguiram a primeira quebra da partida. No lobe de Laura, a dupla fez 30×40. Na jogada seguinte, Ciba mandou o smash para fora, cedendo o 2 a 0.

Com Everton soltando o braço na terceira parcial, ele e Ciba conseguiram devolver a quebra, descontando para 2 a 1 no smash na rede de Laura. Mas, Titio e Laura voltariam a ampliar o marcador, com uma nova quebra. Com um smash e um ace na linha de Ciba, ela e Everton abriram 40×15 na quarta parcial. Porém, os dois acabaram levando a virada. Primeiro, Ciba mandou um smash para fora: 40×30. Depois, Ciba só passou a bola e Laura devolveu no fundo, fazendo 40×40. No No-Ad, Ciba sacou na rede, cedendo o 3 a 1.

Depois do começo ruim, Everton e Ciba entraram na partida e conseguiram buscar a virada. No quinto game, Ciba deu uma largadinha na diagonal para fazer o 15×40. Na sequência, Laura sacou para fora, cedendo o 3 a 2. Na sexta parcial, Ciba deu uma largada e Titio não conseguiu pegar: 40×15. Depois de Ciba mandar uma bola na rede, ela mesma fechou o game com um smash, empatando o duelo em 3 a 3. Aproveitando os erros da dupla adversária, Everton e Ciba fizeram 15×40 na sétima parcial, no smash na rede de Laura. Na sequência, Ciba mandou um smash e Laura devolveu para fora, cedendo o 4 a 3.

Em um game com muitos erros, Titio e Laura chegaram a fazer 15×40 no saque para fora de Ciba, mas acabaram tomando a virada. Na jogada seguinte, Ciba sacou e Laura devolveu na rede, cedendo o 30×40. Na sequência, Laura errou outra devolução, dessa vez mandando a bola para fora. Em outro 40×40, Laura levantou e Everton mandou o smash para fazer o 5 a 3. A nona parcial foi marcada por lindas jogadas e novamente equilíbrio. No lobe de Ciba, ela e Everton fizeram 30×40. No primeiro match point, após boa troca, a bola sobrou próxima à rede e Titio cravou para fazer o 40 a 40. No ponto decisivo, Laura mandou o smash na rede, cedendo o 6 a 3 para a dupla adversária, ponto que confirmou a vitória e o título da Mista Open para Everto Kauer e Ciba Hussein. Com o resultado, Renan Santos e Kailla Braun ficaram com o 3º lugar, já que perderam para a dupla campeã na semifinal pelo placar de 6 a 3, o que deixou o pódio da categoria somente com atletas de Osório.

Mista Open: Vice-campeões Titio e Laura e campeões Ciba e Everton.

MISTA C (9 duplas)

Luiz Fernando Gomes/Laura Rost Vs Eduardo Boeira/Mariane Oliveira

A dupla de Palmares começou melhor a partida. Em um game perfeito, Mariane e Eduardo abriram 40×0 com um ace de Mari e dois smashs de Eduardo. Na jogada seguinte, Mariane contou com ajuda da rede para fazer 1 a 0 no jogo. Mesmo com Laura soltando o braço no saque, foi a dupla visitante que fez 30×40 quando Eduardo mandou uma largada, a bola bateu em cima da rede e caiu na quadra da dupla osoriense. Na jogada seguinte, Laura tentou uma diagonal, mas parou na rede, cedendo o 2 a 0 para Mariane e Eduardo.

Após tomar a quebra de serviço na segunda parcial, Luiz Fernando e Laura devolveram a quebra. No terceiro game, eles fizeram 15×40 no smash para fora de Eduardo. Na sequência, Eduardo mandou outro smash e Luiz devolveu no fundo, descontando para 2 a 1. Em um início de jogo com muitas quebras de saque, a dupla de Palmares voltou a abrir vantagem no marcador. Vencendo por 0x40, depois da linda diagonal de Eduardo, os dois fizeram o 3 a 1 no smash do próprio Eduardo em cima de Luiz Fernando. Mari e Eduardo perdiam a quinta parcial por 15×40, graças a dois erros de saque de Mariane. Foi aí que Eduardo resolveu aparecer e com dois smashs igualou o game. No 40 a 40, após bom rali, Mari atacou na paralela e Luiz Fernando devolveu para fora, cedendo o 4 a 1.

Na base da raça e da superação, Laura e Luiz foram atrás da reação e conseguiram a virada no placar. Com a dupla de Palmares errando quase tudo no sexto game, Laura sacou e Eduardo devolveu para fora, cedendo o 4 a 2. Os erros seguiram na parcial seguinte, só que dessa vez, dos dois lados. Empatados em 30 a 30, Laura conseguiu acertar uma bola no fundo, encobrindo Eduardo e Mariane: 40×30. Na sequência, Eduardo deu uma largadinha e Luiz Fernando, de maneira incrível, conseguiu buscar e devolver a bola no limite da quadra: 4 a 3. O público que seguia presente no ginásio da Pro se enlouqueceu com a jogada, que deu um gás na dupla osoriense para buscar a virada.

Enquanto Laura e Luiz estavam em alta na partida, Eduardo e Mari começavam a sentir a pressão. Errando tudo, a dupla de Palmares chegou a estar tomando 40×0 no oitavo game, depois que Eduardo jogou o lobe para fora. Mas eles conseguiram empatar a parcial. Primeiro Luiz Fernando tentou salvar um ataque na diagonal, mas a bola chorou e não passou: 40×15. Na sequência, em um bom rali, Laura tentou uma diagonal e jogou para fora, cedendo o 40×30. O 40 a 40 saiu na devolução de Laura para fora no smash de Mariane. No No-Ad, Mari atacou e Luiz respondeu com outra linda devolução, empatando o confronto em 4 a 4.

Muito pressionados, Eduardo e Mariane seguiram errando muito no nono game e saíram tomando 0x40 no ataque de Luiz Fernando que Eduardo devolveu para fora. Na bola seguinte, Eduardo tentou uma largada e mandou na rede, cedendo o 5 a 4 e a virada para a dupla de Osório. Com Laura soltando o braço no saque, ela e o parceiro abriram 40×0 na 10ª parcial, na diagonal de Luiz. Mas a dupla de Palmares não se entregava e mais uma vez conseguiu empatar o game. Primeiro Eduardo mandou um smash em cima de Laura para fazer o 40×15. Depois, o mesmo Eduardo, precisou ser insistente para vencer a defesa de Laura. Já na sequência, mais uma vez Eduardo Vs Laura, e o atleta de Palmares levou a melhor sobre a jovem osoriense. Com a parcial empatada em 40×40, Laura mandou uma largada, Mari e Eduardo tentaram buscar a bola, mas não conseguiram: vitória de Luiz Fernando Gomes e Laura Rost por 6 a 4 e título da Mista C para eles. Com o resultado, outra dupla de Osório, Edgar e Pri Mesquita, ficaram com o 3º lugar, já que perderam para a dupla campeã na semifinal. Vale ressaltar que Pri acabou tento uma torção no pé durante a partida e, mesmo com muita e quase sem conseguir colocar o pé no chão, seguiu no jogo e vendeu cara a derrota para Luiz e Laura, visto que ela e o parceiro Edgar foram derrotados somente no tie break pelo placar de 7 a 0.

Mista C: Mariane, Eduardo, Laura, Luiz, Pri Mesquita e Edgar.
TORNEIO PRO DE BEACH TENNIS – SOB NOVA DIREÇÃO
CATEGORIACAMPEÕES.FINAL.VICES-CAMPEÕESTERCEIROS
Masculina D (6 duplas)Douglas Castro*/Renato Witt*6X1Alecsander/Tiago WaschburgerVini Bueno*/Mateus Bernardes*
Feminina C (9 duplas)Lia Cardoso/Vânia Guisso6X3Laura Rost*/Mariane OliveiraJaci*/Ludimila Hoffmann*
Feminina D (15 duplas)Flaviana/Luisa Ortiz6X4Rafaela Silva/Luana ZimmerDesiree Souza/Patrícia Camargo
Mista D/C (12 duplas)Mateus Moura*/Laura Rost*7X5Andrei Silva/Laura SantosPretinho*/Bruna Osório*
Mista D (9 duplas)César Ortiz/Elisa Machado6X1Renato Witt*/Daniela Barbosa*Vitinho*/Júlia Pires
*Atletas de Osório.

DESTAQUE

A conquista da Mista C foi o segundo título de Laura Rost durante o Torneio. A atleta osoriense foi a grande destaque da competição, conquistando cinco troféus nas cinco categorias que disputou. Além da categoria Mista C, Laura foi campeã da Mista D/C, jogando ao lado de Mateus Moura. A menina ainda levou para a casa três troféus de vice-campeã das categorias Mista Open, ao lado de Titio; Feminina D/C, juntamente com Melissa Lima; e Feminina C, onde jogou com Mariane Oliveira, a mesma que ela acabou derrotando na final da Mista C.

“Estou imensamente feliz e grata a todas as minhas duplas. Nunca joguei tantas categorias em um final de semana, mas mesmo cansada, a garra e vontade de vencer superam. Joguei cinco categorias e cheguei em todas as finais. Agradeço muito a todos que torceram, me incentivaram e fizeram parte desse final de semana”, declarou Laura, que aproveitou para fazer um agradecimento especial ao treinador Theo Santos que, segundo ela, acreditou no seu potencial desde o início e faz parte de sua evolução.

Após os excelentes resultados, a expectativa é que a atleta, que já está entre as melhores de Osório e do Litoral Norte gaúcho, suba para a categoria B. Agora vamos ter que aguardar os próximos torneios para ver se isso vai acontecer.

Laura terminou o Torneio da Pro com dois títulos e três 2os lugares. – FOTOS: Lucas Rodrigues