CIDADE

Prefeitura discute adesão ao Programa Inova RS

Prefeito Roger participou de reunião online com secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stulp. – FOTOS: PMO

OSÓRIO – O prefeito Roger Caputi, juntamente com o corpo Técnico da prefeitura, esteve reunido, de maneira virtual, com a secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stulp. O objetivo da reunião foi discutir a adesão do município ao Programa Inova RS.

Instituído pelo Governo do RS, o principal objetivo do Programa é incluir o Estado no mapa global da inovação. Baseado na estratégia de especialização inteligente inspirada no framework RIS3, o Inova RS se propôs a ativar oito ecossistemas regionais de inovação no Rio Grande do Sul, incluindo um na região do Litoral Norte. A partir da atuação interconectada da sociedade civil organizada e dos setores empresarial, acadêmico e governamental, são planejadas e executadas ações estruturantes para a construção de projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social do Estado.

Todas as atividades e projetos trabalhados têm como base a definição de prioridades e oportunidades locais, valorizando os ativos e potenciais regionais. O desenvolvimento do programa tem como foco estimular o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e torná-lo capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.

Segundo Roger, a participação da cidade no Programa “está sendo planejada para proporcionar aos osorienses diferentes experiências frente aos meios de inovação. Esse assunto é muito pertinente e deve estar no radar dos municípios para desenvolvermos esse setor e assim criar novas oportunidades de emprego e renda para população. A inovação é um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento e para o futuro da nossa cidade”, declarou o prefeito Caputi.

Durante a reunião foram definidos os próximos passos que a cidade precisa dar para ser inserida no Inova RS, incluindo os seguintes itens:

– Etapas e trilhas educacionais para serem percorridas;

– Interação entre o Gabinete do Prefeito, secretaria de Desenvolvimento, secretaria de Educação e secretaria de Inovação do Governo do Estado;

– Fomento da cidade com cenários e oportunidades na área da inovação;

– Encaminhamento ao plano diretor de inovação municipal;

– Convocação para todas as entidades municipais interessadas no tema;

– Adesão para a iniciativa do Governo do Estado com relação ao curso sobre energias renováveis;

– Prospecção nos espaços locais de ações que se encaixem na setorial economia criativa e a criação de toda a legislação municipal relativa as cidades digitais, adequação à Legislação nacional e estadual sobre inovação.