REGIÃOSAÚDE

Prazo para empresas apresentarem propostas pela gestão do Hospital Tramandaí é prorrogado

Previsto para ser encerrado na terça-feira (30/04), o prazo para empresas apresentarem propostas pela gestão do Hospital Tramandaí (HT) foi prorrogado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A prorrogação foi publicada na terceira edição do Diário Oficial do RS de segunda (29/04). O novo prazo se encerra às 23h e 59min desta sexta-feira (3). A expectativa é que tudo seja concluído até o final de maio.

Até então responsável pela administração do HT, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) teve seu contrato rompido com o Governo gaúcho após a instituição ter o seu serviço de obstetrícia encerrado, em 1º de abril. A partir daí o Estado iniciou a busca por uma empresa para que assuma a gestão do Hospital de maneira preventiva. A medida visa à manutenção dos serviços prestados, sem prejuízo nos atendimentos.

O Hospital de Tramandaí é referência em Obstetrícia para os municípios de Tramandaí, Imbé, Cidreira e Balneário Pinhal, atendendo cerca de 75 mil pessoas. Com a falta dos profissionais, isso vem acarretando em um sobrecarregamento em outros hospitais da região, como é o caso do São Vicente de Paulo (HSVP), em Osório, e o Santa Luzia, em Capão da Canoa. Não bastasse isso, o HT é o único Hospital com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Litoral Norte, além de ser também referência em Gestação de Alto Risco para as 23 cidades da região.

Após fechamento da Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, anunciou na semana passada, que os serviços emergenciais do Hospital seguirão funcionando, incluindo o da UTI. Já em relação ao setor de obstetrícia, ela disse que o Governo deu início a contratação de uma empresa para realizar as obras no teto e no piso para a reabertura do Centro Obstétrico.