REGIÃO

Políticos do Litoral têm candidaturas impugnadas pelo MPE

O Ministério Público Eleitoral (MPE) realizaram 24 pedidos de impugnação de candidatos as próximas eleições. Entre os nomes, estão dois muito conhecidos da população do Litoral Norte gaúcho. Um deles é o ex-prefeito de Cidreira (1993 a 1996) e Tramandaí (1979 a 1983 e 1986 a 1988): Elói Braz Sessim. Ele entrou com pedido de candidatura ao cardo de Deputado Federal pelo Solidariedade.

Elói Sessim

De acordo com o promotor Regional Eleitoral, José Osmar Pumes, que assina a ação de impugnação, Sessim foi condenado à suspensão de seus direitos políticos pelo prazo de cinco anos. A decisão ocorreu em outubro de 2018, devido ao delito de “lesão ao patrimônio”, sendo válida até 2023. O ex-prefeito já havia comunicado ao partido que iria desistir de concorrer: ‘Eu não vou concorrer devido a um problema de saúde. Queria contribuir um pouco mais com o meu trabalho para a sociedade, mas sempre com incomodação, então eu prefiro não atuar mais”, declarou o político de 73 anos de idade.

O segundo nome que teve a candidatura impugnada pelo promotor Pumes foi Maria Miracy dos Santos Ribeiro. A aposentada foi candidata à prefeitura de Capão da Canoa nas últimas eleições, pelo PSL, quando ficou na 5ª posição (entre seis candidatos), recebendo 381 votos (1,42% dos votos válidos). Ela estava concorrendo ao cargo de Deputada Federal pelo União Brasil. Conforme o MPE, Miracy não observou a regra de desincompatibilização exigida a servidores públicos, que obriga o afastamento destes até três meses antes do pleito. Ela integra o Conselho de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Capão da Canoa. Segundo Miracy, a sua advogada já está esclarecendo os fatos.

Miracy foi candidata a pre-
feitura de Capão da Canoa.

Dos 24 nomes impugnados, 15 são de candidatos a Deputado Estadual e os outros nove a Deputado Federal. Destes, cinco são do União Brasil, quatro do Avante, três do PDT, dois do MDB, dois do PL e dois do PTB. Também foram citados nomes dos seguintes partidos: PRTB, Progressistas, PSB, PSC, Republicanos e Solidariedade (veja a lista completa no final da matéria).

Lembrando que todos os nomes foram alvos de impugnação de registro de candidatura (AIRC). Todas as ações serão julgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS). Segundo informações do site Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já foram feitos, até segunda-feira (29), 1.412 pedidos de registro de candidaturas no RS entre os cargos de Governador, Vice-governador, Senador, 1º e 2º suplentes, Deputado Federal e Deputado Estadual. Vale ressaltar que, não apenas o MP Eleitoral, mas também partidos, coligações e candidatos são legitimados para impugnar registros de candidaturas – o andamento dos processos pode ser acompanhado no próprio site do DivulgaCand (www.divulgacandcontas.tse.jus.br).

CANDIDATOSCARGOSPARTIDOSCANDIDATOSCARGOSPARTIDOS
Adriana Vieira LaraDeputada EstadualPLJosé Carlos Barbosda ZaccaroDeputado FederalProgressistas
Aloísio Talso ClassmannDeputado EstadualUnião BrasilLucas Silva de OliveiraDeputado EstadualMDB
Anderson Braga DornelesDeputado EstadualAvanteMaria Miracy dos Santos RibeiroDeputada FederalUnião Brasil
Bruno EizerikDeputado EstadualUnião BrasilMarlon Arator Santos da RosaDeputado FederalPL
Eduardo PompermayerDeputado EstadualUnião BrasilMateus de Oliveira DuarteDeputado FederalPSC
Elói Braz SessimDeputado FederalSolidariedadeNereu Lopes da RosaDeputado EstadualPTB
Emerson Fernando LourençoDeputado EstadualAvantePaulo Afonso BurmannDeputado FederalPDT
Fabiane Fernandes dos SantosDeputada EstadualAvantePaulo Euclides Garcia de AzeredoDeputado EstadualPDT
Francisco Carlos Souza Sumaque FilhoDeputado FederalPRTBRafael Reis BarrosDeputado EstadualPSB
Francisco Marques NetoDeputado FederalPTBTiago Cado FernandesDeputado EstadualPDT
Janir Souza BrancoDeputado EstadualMDBVera Lúcia Ferreira da SilvaDeputada FederalRepublicanos
Jeferson Leon Machado da SilvaDeputado EstadualAvanteZauri Tiaraju Ferreira de CastroDeputado EstadualUnião Brasil

Fotos: Divulgação