Políticos do Litoral Norte são selecionados para Prêmio Prefeitos Inovadores 2024
Entre os dias 25 e 26 de abril, o Tri Hotéis, em Canela (na Serra), receberá 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento é organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, e conta com apoio da Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs) e diversas associações regionais de municípios.
Um dos temas de destaque do Congresso será o uso da inteligência artificial nas Eleições Municipais deste ano, com um painel de discussão conduzido pela Famurs. Ainda durante o evento, também irá ser realizada a entrega do prêmio Prefeitos Inovadores 2024. Para a seleção foram considerados diversos fatores, entre eles: A utilização da tecnologia e da inovação de forma estratégica na gestão pública; Resultados em prol do desenvolvimento das cidades; Ações implantadas durante a atual gestão (2020-2024); e Melhoria na prestação de serviços e qualidade de vida do munícipio.
Ao todo, 31 nomes foram selecionados, sendo dois do Litoral Norte gaúcho: Carlos Souza (Torres) e Luiz Carlos Gauto (Tramandaí). O chefe do Executivo de Torres concorre pelo projeto de implantação de reconhecimento facial nas escolas. Ele é aplicado com recursos próprios da Secretaria de Educação do município. Pioneira no Estado, a ação visa evitar a evasão escolar, controlando a frequência do aluno, tendo uma maior comunicação com as famílias dos estudantes, além de diminuir o desperdício de merenda. Outro ponto de destaque é em relação à segurança dos estudantes, professores e funcionários, visto que, apenas pessoas autorizadas poderão entrar nas dependências das escolas.
O sistema funciona da seguinte maneira: todos os alunos são previamente cadastrados e sempre que chegam à escola, passam pelo equipamento, que registra a presença deles através do reconhecimento facial, facilitando assim o controle da secretaria escolar no que diz respeito à frequência do aluno na escola. De acordo com o prefeito de Torres, o sistema possui um aplicativo que envia um SMS ou e-mail para os pais ou responsáveis cadastrados, quando o aluno não comparece, garantindo o controle de frequência e consequentemente, maior tranquilidade às famílias. Com o sistema, a família do estudante receberá todos os dados referentes à vida escolar do mesmo e a direção da escola poderá acompanhar mais facilmente o desempenho do aluno.
OUTRO PROJETO SELECIONADO
O prefeito de Tramandaí foi escolhido pelo projeto Cultura Digital nas Escolas. O objetivo da ação é melhorar o aprendizado dos alunos, utilizando as tecnologias digitais. Uma vez por mês, os trabalhos desenvolvidos nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da cidade são expostos em um ‘mural virtual’, disponível nas redes sociais da Secretaria de Educação de Tramandaí (SMEC Tramandaí).