CIDADEPOLICIAL

Polícia Civil faz balanço de 2022 em Osório

O delegado titular da Delegacia de Polícia Civil (PC) em Osório, João Henrique Gomes de Almeida, divulgou na manhã de quarta-feira (28) um balanço das ações da PC em Osório durante 2022. Ao todo, Gomes avaliou o ano de forma positiva, principalmente na redução de homicídios, que caíram de 13 para nove, uma queda de 30,7% em comparação com 2021.

A última morte foi registrada na madrugada de segunda (26). Conforme a Brigada Militar (BM), quatro homens armados teriam invadido uma residência no bairro Medianeira, tirado o morador, um homem de 23 anos de idade, para fora da casa e atiraram contra ele. O crime ocorreu na Rua Barra de Ouro. O corpo da vítima, que não teve a identidade divulgada, foi encontrado no pátio do imóvel com diversas marcas de tiros.

Testemunhas relataram terem visto indivíduos saírem do local em um veículo de cor branca. A cena do crime foi isolada para a realização da Perícia. A Polícia Civil está investigando o caso, mas até o momento nenhum suspeito foi identificado ou preso. Conforme a PC, o homem morto possuía antecedentes por furto, posse e tráfico de drogas. A suspeita é de que o homicídio esteja relacionado com o tráfico.

AUMENTO DO TRABALHO

Um dos principais pontos destacados pelo delegado João Henrique foi a responsabilidade e ética do trabalho da PC na apuração dos fatos. “Somos educados com cultura americana, assistindo séries, filmes e achamos que as coisas funcionam fáceis e rápidas. A Polícia Civil trabalha de maneira técnica, com sigilosidade, sem emoção e com responsabilidade”, declarou Gomes.

Além do trabalho de enfrentamento ao crime, o delegado destacou ações que seguem sendo desenvolvidas em Osório, como a Rede de Acolhimento a Mulher e o Ofensor (Ramo), a qual teve um maior registro no número de atendimentos. Já o Projeto Papo Responsa seguiu visitando escolas do município, debatendo com os estudantes sobre as atividades policiais, malefícios das drogas, entre outros temas.

Também em 2022, houve a inauguração do Cartório Amigo dos Animais, que irá completar um ano de existência no próximo mês de fevereiro. Durante todo este ano, a Polícia, em parceria com o Canil Municipal, intensificou as ações de combate aos crimes de maus tratos contra animais, conseguindo realizar diversos resgates, efetuando dezenas de autuações contra os tutores dos pets.

O delegado João Henrique Gomes agradeceu a participação da população, por meio das denúncias, e colocou à disposição o canal via Whatsapp, no telefone: (51) 99912-0456, onde a população osoriense poderá seguir auxiliando para que a Polícia possa seguir efetuando o seu trabalho, dando mais segurança aos moradores.

Foto: Divulgação