Placa na entrada de aldeia indígena é alvo de tiros
Moradores da tribo indígena Tekoa Yy Ryapu, na comunidade Mbya Guarani, foram acordados na madrugada de sábado (12) após ouvirem disparos de tiros. O caso aconteceu na localidade de Granja Vargas, em Palmares do Sul. Ao menos, três marcas causadas por balas foram encontradas na placa que indica a entrada da aldeia. Mas, os líderes indígenas relataram terem ouvido no mínimo cinco tiros.
Devido o ocorrido, Os Mbya Guarani pedem à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e ao Ministério Público Federal (MPF) a adoção de medidas para investigar as razões pelas quais pessoas não identificadas invadiram a área e realizaram disparos de arma de fogo contra a placa que traz o nome da Tekoa.
ALDEIA – O Tekoa Yy Ryapu é uma pequena área, composta por pouco mais de 40 hectares, localizada às margens da Lagoa da Porteira. No local, a terra não é apropriada para a agricultura, sendo que os indígenas sobrevivem basicamente da pesca e da comercialização de artesanato. Cultiva-se na região pinos e eucaliptos para lenha, mas também há interesses de empresas de celulose, as conhecidas papeleiras. De todo modo, a área é regularizada, aliás uma das poucas terras Guarani nessa situação. É uma das áreas que foram adquiridas pelo governo do estado do Rio Grande do Sul em anos passados – no início de 2000 – e depois transferidas à União para o usufruto indígena.
CRÉDITO
Divulgação