Pessoas que foram a velório de vítima com Covid-19 não apresentaram sintomas da doença
O velório do paciente de 52 anos morto por Covid-19 na última quinta-feira (16), em Torres, segue gerando repercussão. A cerimônia realiza no município de Terra de Areia (cidade natal da vítima) com o caixão aberto teve liberada a entrada da população (desrespeitando as medidas exigidas pela Vigilância de Saúde nesse período de pandemia do Coronavírus) e acabou contando com a presença de 95 pessoas. Vale ressaltar que a confirmação do óbito por Covid-19 só ocorreu horas após o velório. Porém, isso não justifica o descumprimento das medidas exigidas pela Vigilância de Saúde.
A notícia se espalhou rapidamente gerando uma enorme repercussão e ao mesmo tempo preocupação por uma possível proliferação da doença no Litoral Norte. Para se ter uma ideia, além de moradores de Terra de Areia (aonde foi realizado a cerimônia), estiveram presentes no velório pessoas de Arroio do Sal (cidade onde residia a vítima), Capão da Canoa e Itati.
Após o velório a prefeitura de Terra de Areia passou a monitorar a situação de cada pessoa que esteve presente durante a cerimônia. Depois de uma semana de monitoramento, a prefeitura do município informou por meio de nota que nenhuma das 95 pessoas apresentou nenhum sintoma do novo coronavírus.
“Seguimos acompanhando e monitorando a situação de cada pessoa que participou da cerimônia realizada em nosso município, mas até o momento nem a esposa, familiares próximos ou colegas de trabalho relataram sintomas”, informou o médico do comitê de enfrentamento ao Coronavírus, Rodrigo Vieira.
O executivo municipal de Terra de Areia ressalta que foi comunicado somente depois do enterro de que a vítima havia sido contaminada pelo coronavírus. O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) de Torres (onde estava internado o paciente desde o dia 11 de abril) informou que, “devido à suspeita de coronavírus, houve a coleta de amostra para exame e a imediata notificação à Secretaria de Saúde do município de residência do paciente, bem como a sua família. Durante todo o período de internação no HNSN, o paciente estava em precaução de contato e de gotícula e foi mantido em ambiente isolado, respeitando-se todos os protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.
A instituição disse ainda que, após a morte, o “hospital fez o comunicado à família, que encaminhou o serviço funerário para o traslado desde o hospital até Arroio do Sal. Os profissionais do hospital colocaram a etiqueta de Risco Biológico — coronavírus, devido à suspeita”.
A seguir leia o comunicado da prefeitura de Terra de Areia divulgado nesta quarta-feira (22).
COMUNICADO
“A Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Terra de Areia informam por meio desta que o procedimento de monitoração de pessoas participantes (e familiares) da cerimônia fúnebre de um homem no dia 16/4/2020 (que teve exame de PCR positivado para Covid-19), vem se desenvolvendo com cenário satisfatório (tanto no âmbito epidemiológico como no social) até o presente momento.
Dentre os 95 monitorados, o número de sintomáticos respiratórios até o presente momento é zero, estando estes se mantendo participativos com as orientações e protocolos adotados pelo comitê.
Salienta-se ainda que o Comitê de enfrentamento à Covid-19 e a Vigilância em Saúde Municipal estão trabalhando em conjunto e diariamente, com ações de conscientização sobre os riscos de proliferação do coronavírus e a importância de se manter as orientações amplamente divulgadas”.