POLICIALREGIÃO

Perícia confirma que animal que atacou morador de Maquiné é um puma

Os agentes da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM) estiveram na segunda-feira (5), realizando vistoria em uma área rural de Maquiné. A ação se dá após um agricultor da localidade de Barra do Ouro ter sido atacado por um animal no último domingo (4).

A vítima foi identificada como Darci Pelisser, de 79 anos. Segundo relatos da esposa do idoso, o homem estava a cavalo, acompanhado do cão da família, quando o animal começou a latir em direção a uma área de vegetação densa. Ao descer do cavalo para verificar, Darci foi surpreendido pelo felino.

Felizmente, o ataque foi interrompido pelo cachorro, que conseguiu espantar o puma sem sofrer ferimento. Já Darci precisou ser levado ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Osório, com ferimentos nos braços e no rosto. Após receber atendimento médico, o homem foi liberado e passa bem.

Durante o trabalho, os policiais ambientais não encontraram nenhum animal silvestre nem na propriedade da vítima, quanto na região. A Patram reforça que todas as medidas preventivas estão sendo adotadas para garantir a segurança da comunidade e a proteção da fauna silvestre, e pede que a população, ao avistar um animal como esse, que comunique as autoridades locais.

CONFIRMAÇÃO DA PERÍCIA

Mesmo sem encontrar o animal, o Ibama confirmou que o responsável pelo ataque ao agricultor de Maquiné trata-se de um puma. A confirmação foi feita na terça (6), após sair o resultado da Perícia feita nos ferimentos e arranhões sofridos pela vítima. Podendo pesar até 70 quilos, o felino tem como habitat natural os biomas de Mata Atlântida e Pampa.

Apesar de ser visto com frequência na região, ele não costuma atacar pessoas. Mesmo assim, a Brigada Militar orienta aos moradores da região a evitarem trilhas solitárias em áreas de mata fechada e reforçarem os cuidados com criações de animais que possam atrair predadores. E, em caso de verem algum animal desse tipo, o recomendado é acionar imediatamente a Patram.

Espécie que atacou agricultor costuma ser vista com frequência na região.
Espécie que atacou agricultor costuma ser vista com frequência na região.

CRÉDITO FOTO 1: Patram
CRÉDITO FOTO 2: Divulgação