POLICIAL

Patram resgata cobras em residência e condomínio do Litoral

Os agentes da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM) foram acionados na quarta-feira (15), por uma moradora que encontrou uma cobra na pia da cozinha de sua casa, em Osório O caso aconteceu em uma residência localizada na localidade no Rio Peru, no Morro da Borússia.

Os policiais foram até o local e resgataram o animal, que foi devolvido ao seu habitat natural. Segundo a Patram, a cobra, da espécie Caninana, possuía aproximadamente 1,80 metro. Ela é considerada uma das maiores da Mata Atlântica e, apesar da fama de brava, não é peçonhenta e também não representa nenhum risco aos humanos. Em caso de encontrar qualquer animal silvestre, acione a Patram. No município, a Patrulha Ambiental atende pelo telefone: (51) 3601-17-26.

OUTRA APREENSÃO

Também na quarta, a Patram recolheu uma cobra Coral. O animal foi encontrado por moradores, dentro de um condomínio em Capão da Canoa. Conforme os policiais, a espécie apreendida trata-se de uma Coral verdadeira (Micrurus), que é venenosa. Após ser capturada, a cobra foi devolvida ao seu habitat natural.

A Coral é muito conhecida pela população brasileira, e tem um padrão de cores característico: sua pele é desenhada por listras que intercalam preto, vermelho e branco. A coloração não é à toa: seu objetivo é sinalizar aos predadores já de cara que ela é bem perigosa – na natureza, esse tipo de recurso se chama coloração de advertência. Outra curiosidade bem conhecida é que a coral-verdadeira tem diversas sósias, as corais-falsas. Essas serpentes, que não são perigosas, mimetizam as características físicas das corais-verdadeiras para afastar possíveis predadores.

A Patram alerta para que, em caso de encontrar uma “possível coral”, não tente diferenciá-las! Afaste-se do local o mais rápido possível. Se estiver em ambiente urbano, avise as autoridades responsáveis. Caso seja picado por uma coral-verdadeira, busque atendimento médico imediatamente.

Em Capão, agentes da Patram resgataram uma cobra da espécie Coral – FOTOS: Patram