POLICIALREGIÃO

Patram realiza ações no Litoral

A última semana foi marcada por ações de fiscalização da Patrulha Ambiental (Patram) em diferentes municípios da região. Na tarde de quarta-feira (31/01), os agentes estiveram na Lagoa do Pinheiro, em Palmares do Sul. Conforme a Patram, foi flagrado um acampamento à beira da lagoa.

No local, os policiais encontraram alguns peixes em caixas de isopor, ainda vivos. Ao todo, 30 peixes foram resgatados e devolvido ao seu habitat natural. No acampamento, também foram apreendidos três quilos de filé de traíra, cinco quilos de carne de capivara, além de apetrechos para pesca.

Dois homens, que estavam instalando redes de pesca acabaram sendo presos com duas carabinas (ambas, calibre 32 milímetros) e dezenas de munições. Também foram recolhidos dois mil metros de rede. A dupla foi levada, juntamente com o material apreendido, a Delegacia de Polícia (DP) de Balneário Pinhal para registro de ocorrência.

Ação em Palmares apreendeu duras armas e dezenas de munições.

OUTRA AÇÃO

Na sexta (2), os agentes da Patram averiguaram uma denúncia sobre desmatamento em uma Área de Preservação Ambiental (APA) de Arroio do Sal. Os policiais se deslocaram até o local, onde flagraram o corte de uma espécie de Pinus. Dezenas de árvores foram encontradas cortadas dentro de um caminhão.

Dois homens foram abordados, os quais apresentaram a licença para supressão de vegetação exótica. Porém, acabaram sendo autuados, visto que não possuíam liberação para cortar vegetação fixadora de dunas, como é o caso do Pinheiro Elliottii. Eles foram levados a DP, onde foi registrada ocorrência, sendo liberados após serem ouvidos. Já o material utilizado para a poda das árvores, como machados, serras e outros equipamentos, foram apreendidos e, posteriormente, descartados.

Caminhão foi flagrado carregando dezenas de Pinus em APA de Arroio do Sal. – FOTOS: Patram