CIDADE

Palestras sobre violência no trânsito acontecem na Câmara de Vereadores

OSÓRIO – Na última quinta-feira (26), o Plenário Francisco Maineri da Câmara de Vereadores foi palco de um evento em alusão ao Maio Amarelo, mês dedicado ao combate da violência no trânsito. Durante todo o dia, estudantes das Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino assistiram a diversas palestras sobre Educação no Trânsito. Estiveram presentes os alunos das Escolas Albatroz, Luiz Francisco Panni, Osvaldo Amaral e Professor Milton Pacheco (CIEP).

A abertura foi realizada às 9h pelo presidente do Legislativo, o vereador Charlon Muller (MDB). Ele ressaltou que a iniciativa teve como foco a conscientização da sociedade quanto à importância da prevenção de acidentes de trânsito. “Agradeço a todos que contribuíram para que pudéssemos abordar com as crianças e adolescentes este tema, reforçando a relevância do respeito às leis de trânsito. É gratificante auxiliarmos nesse processo de conscientização, despertando nos futuros motoristas valores que poderão ser aplicados durante toda a vida”, afirmou o vereador.

Na sequência, foi a vez do Comando Rodoviário do Batalhão da Brigada Militar (BRBM) realizar uma palestra. A soldado Lizandra ficou responsável por levar aos mais de 100 estudantes presentes temas voltados para conscientização e segurança no trânsito.  Ela falou sobre o trabalho realizado pela instituição em atendimentos a acidentes de trânsito e a responsabilidade dos condutores, além de apresentar dicas de boas práticas aos estudantes, como o uso do cinto de segurança e a travessia em locais seguros. No final foi realizada a entrega de panfletos com dicas e orientações no trânsito para os participantes.

Dando continuidade, foi a vez do especialista em trânsito José Ronn Oliveira Martins palestrar. Durante a sua fala, Ronn reforçou a necessidade de conhecimento das placas de sinalização para um trânsito mais seguro, auxiliando na prevenção de acidentes. O especialista ainda voltaria para palestrar mais duas vezes, na parte da tarde e durante a noite.

Ainda na parte da tarde, foi a vez do 8º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) da Brigada Militar (BPM) palestrar. A soldado Franciele Melos dos Santos frisou a abrangência do Movimento Maio Amarelo, com ações em vários países. A Policial Militar (PM) lembrou que, em 2021, no RS, os acidentes no trânsito foram responsáveis por 1.624 mortes, sendo 30% condutores de veículos, 26% motociclistas e 17% pedestres.

Já a noite, o ciclo de palestras foi encerrado com representantes do Centro de Formação de Condutores (CFCs). Estiveram presentes o diretor de ensino do CFC Litoral Norte, Patrick Pintos; além dos palestrantes: as instrutoras Denise Andrioli (CFC Osório) e Carla Andrade (CFC Litoral Norte). Além delas, o especialista em trânsito José Ronn e os vereadores Luis Carlos Coelhão (PDT) e Vágner Gonçalves. Também estavam presentes funcionários da empresa Pare Fácil, do Grupo G2 Empreendimentos, responsável pelo estacionamento rotativo no município, que foi parceira no evento.

Também presente, o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Moacir Galimberti lembrou que a Campanha Maio Amarelo é realizada mundialmente, incentivando a reflexão sobre o combate aos acidentes de trânsito, que têm como maior causa a imprudência no volante. Já o prefeito Roger Caputi, destacou a importância do papel dos CFCs quanto à educação para o trânsito e a fiscalização dos policiais rodoviários da Brigada. “Vale a conscientização de quem tira a carteira de motorista, ao dirigir um veículo”, ponderou o prefeito osoriense.

Fotos: Adriana Davoglio