Palestras marcam abertura do Outubro Rosa

OSÓRIO – Outubro é voltado para o combate ao Câncer de Mama. Durante todo o mês, diversas atividades serão realizadas em todo o país. E, no município osoriense isso não é diferente. Na noite de quarta-feira (1), o Centro Universitário Cenecista (Unicnec) recebeu a abertura oficial do Outubro Rosa na cidade em 2025.
A Mesa inicial contou com a presença do prefeito em exercício Ed Moraes; da coordenadora de Saúde da Mulher, Ângela Vieira Sessim; da coordenadora de Enfermagem, Juliana Oliveira; e da reitora do Unicnec, Ludinara Scheffel. Após as falas das autoridades, o público presente no auditório Felipe Tiago Gomes pode acompanhar duas palestras com as doutoras Renata Rosa (Hospital São Vicente de Paulo – HSVP) e Monalisa Guasselli Dalpiaz (Secretaria de Saúde de Osório). A mediação ficou por conta de Joyce Kollet,

A primeira a falar foi Renata, que discorreu sobre o Câncer de Mama. Já a doutora Monalisa falou sobre Câncer de Colo de Útero. As duas doenças são umas das que mais causam a morte de mulheres em todo o país, ficando atrás apenas do Ataque Cardíaco. E, o pior é que isso pode ser evitado com exames precoce e tratamento. Segundo Renata, a Mamografia, principal exame de rastreio do Câncer de Mama, reduz 30% da mortalidade. Mesmo sendo mais frequente em mulheres entre 40 e 59 anos, fazer o exame desde cedo é fundamental, visto que as jovens são propícias a serem diagnosticadas com Câncer mais agressivo. Conforme Renata, pesquisas mostram que os casos mais graves ocorrem no Sistema Único de Saúde (SUS) devido a uma detecção mais tardia.
Durante as falas, as duas médicas bateram nas mesmas teclas. Segundo elas, a melhor maneira de se evitar o Câncer é ter uma vida mais saudável. A pessoa precisa cuidar da alimentação, evitando o consumo de tabaco, bebida alcoólica ou outros tóxicos, além de realizar a prática de exercícios regularmente, o que, de acordo com a doutora Renata, reduz mais de 40% a chance de pegar Câncer ou falecer devido a doença.

Já em relação ao Câncer de Colo do Útero, mulheres entre 25 e 64 anos e sexualmente ativas são mais propícias a pegarem a doença. A predominância de casos é em mulheres com até 36 anos, ou seja, mais jovens. A principal causa da doença é a infecção causada pelo HPV. Diante disso, Monalisa ressaltou a importância da vacinação. Além disso, a médica falou sobre a necessidade de um rastreamento nacional para controle da doença. Uma novidade trazida por Monalisa foi o teste molecular que está sendo inserido aos poucos no SUS, o que irá evitar procedimentos mais evasivos.

Para encerrar a noite, foi realizada uma Roda de Conversa com a psicólogado Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Ângela Kunzler, com o tema: A Importância da Saúde Mental na Prevenção do Câncer de Mama. A especialista deu uma aula de como prevenir o Câncer, por meio do equilíbrio do corpo e da mente. Para ela, o maior vilão é o stress. Portanto, devemos evita-lo. “Não podemos viver para trabalhar. Temos que fazer uma inversão de pensamentos. Devemos abrir mão do controle de vida. A redução do stress é uma escolha. É uma mudança por insistência”, afirmou Ângela.
Durante sua explanação, a psicóloga trouxe um exercício para diminuir o stress, onde cada um deveria ficar por alguns minutos com olhar fixado somente para uma situação específica. Segundo ela, após o procedimento, a pessoa teria uma redução no stress, ganhando mais concentração para fazer as tarefas diárias. Outros pontos levantados por Ângela Kuzler foram a qualidade de sono, o “dormir bem” sem uso de medicamentos; a necessidade de tirar um tempo para o lazer e divertimento; assim como a realização de conexão saudáveis, trocando o online pelo pessoal.
A psicóloga também falou sobre a importância do autocuidado, de pararmos de sermos tão críticos com a gente e passarmos a nos amarmos mais. “Isso é algo fundamental na reconstrução do paciente com Câncer: cultivar a autoestima. Saber que você merece todo o cuidado. Cuidar de si é necessário. Se alto amem”, finalizou Ângela Kunzler. Logo após, as palestrantes foram agraciadas com um vaso de flores.

MAIS ATIVIDADES
A programação do Outubro Rosa seguirá no sábado (4), quando será realizada mais uma edição da Caminhada das Vitoriosas. A concentração acontecerá na Praça das Carretas, a partir das 8h e 30min. No local haverá uma atividade com a professora Josi Araújo. Já a caminhada vai ter início às 9h, com saída do Largo dos Estudantes Sônia Chemale. Lembrando que a participação é aberta a toda população.
Já no dia 11/10 (no outro sábado), será feito o Dia D de Multivacinação e Exames. Na ocasião, todos os Postos de Saúde da cidade vão estar abertos das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h para a realização de exames, testes rápidos, encaminhamento de mamografias, pesagem do Bolsa Família, entre outros serviços.

CRÉDITOS: FOTOS 1, 2, 3 E 4: Lucas Rodrigues
CRÉDITOS FOTO 5: PMO
CRÉDITOS FOTO 6: Divulgação