Osório possui faixa elevada para travessia ou ondulação transversal
Em virtude das dúvidas relacionadas aos dispositivos de segurança que estão sendo construídos no município, informamos que Osório possui, hoje, somente faixa elevada para travessia de pedestres em via pública – as que estão ainda em fase de construção pela empresa CRETA Engenharia Eirelli – desde o início da semana, com a mesma função da faixa de pedestres. Nesta fase, também poderá ser construída ondulação transversal.
As placas que indicam a existência das mesmas nas ruas apresentam a escrita “Faixa elevada” e quando situadas em frente as Escolas é “Passagem sinalizada de Escolares”.
As pessoas costumam se referir as mesmas com o termo “quebra-molas”, porém, o nome técnico oficial da placa que identifica, conforme a Resolução 39 de 1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Saliência ou lombada”, logo “quebra-molas” não existe, é apenas uma referência popular.
O dispositivo que as pessoas identificam com esse nome popular chama-se “Ondulação transversal”, exemplificando, é a que existia em frente a Escola Prudente de Morais, antes da recuperação asfáltica e a da frente da escola Cônego Pedro que vai ser substituída por uma faixa elevada.
Fique atento: quebra-molas não existe segundo o Contran. Em Osório temos somente faixa elevada para travessia ou ondulação transversal.