Osório Fut 7 é campeão da Copa Vila Olímpica de Futebol 7

Equipe osoriense se sagrou campeã ao derrotar Real SC na disputada de pênaltis pelo placar de 3 a 2.

OSÓRIO – Ocorreu no último sábado (15), a Copa Vila Olímpica de Futebol 7 Sub-13. A competição foi organizada pela prefeitura, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer. O campeonato contou com oito equipes da região. Elas foram dividas em duas chaves com quatro cada, onde jogaram entre si avançando as três primeiras para o mata-mata. Os primeiros colocados avançaram direto para as semifinais, enquanto que os 2os e 3os precisaram passar por um play-off para definir os últimos semifinalistas.

No final, foram premiadas com troféus e medalhas as três melhores equipes. Vale ressaltar que não houve disputa do 3º lugar, ficando com o troféu aquele que perdesse para o campeão na semifinal. Além disso, também houve a distribuição de troféus para o Artilheiro e Goleiro Menos Vazado.

Dois campos foram montados para receberem as partidas. Os jogos ocorreram em dois tempos de 15 minutos. Vale ressaltar que, apesar da competição ser de Futebol 7, as partidas foram disputadas com seis atletas de cada lado (cinco na linha e um no gol) devido ao tamanho dos campos. Após grandes duelos, o título seria disputado entre as equipes do Osório Fut 7 e do Real SC (Tramandaí). Ambas chegaram invictas para a decisão. Após empatarem em 1 a 1, na abertura da competição, os times tiveram caminhos diferentes.

A equipe da casa sofreu para passar por Pé na Bola (Atlântida Sul) e União Cascavel (Osório), com vitórias pelos placares de 3 a 2 e 2 a 1, respectivamente. Enquanto isso, o time visitante conseguiu dois triunfos sem levar nenhum gol: 2 a 0 no União e 5 a 0 no Pé na Bola. Com saldo de gols de +5 contra +2 do Osório Fut 7, o Real SC levou a melhor, terminando em primeiro lugar no grupo 1, avançando direto para as semifinais. Enquanto isso, a equipe osoriense, ao ficar na segunda colocação da chave, teve que disputar o play-off contra o 3º do outro grupo. No duelo caseiro, o Osório Fut 7 goleou o Vila Fut por 5 a 0, conseguindo avançar de fase.

Nas semifinais, duas situações distintas. Em jogo com muita polêmica envolvendo a arbitragem, o Real goleou o Cruzeiro (Osório) por 7 a 1. Já na outra partida, o Osório Fut 7 suou para conseguir a classificação. No duelo contra o Guri Bom de Bola (Palmares do Sul), a equipe saiu perdendo por 2 a 0 e conseguiu buscar o empate no final do jogo, com Arthur, aproveitando rebote do goleiro após cobrança de falta. Na decisão por pênaltis, após o Real desperdiçar as três cobranças, com direito a duas defesas do goleiro Pepê, Arthur Rocha marcou no último chute do Osório Fut 7, fazendo o 1 a 0, gol que confirmou a vaga na decisão para o time da casa.

FINAL

Após o tempo colaborar durante todo o torneio, a chuva resolveu aparecer justamente na grande decisão, dando um ar ainda mais dramático para a partida final. O público presente precisou se proteger do jeito que dava para acompanhar a final. O Real começou melhor a partida, tocando a bola e arriscando chutes de média distância. Mas em contra-ataque rápido, foi o Osório Fut 7 que abriu o placar.

Após lançamento, a defesa do Real furou e Arthur aproveitou para tocar na saída do goleiro para fazer 1 a 0. Ainda no primeiro tempo quase saiu o gol de empate. Em boa troca de passes, Antony chutou e Pepê defendeu com o pé. Na sequência, a bola veio para a área da equipe osoriense, o goleiro Pepê não segurou a bola e André Luis finalizou para fora.

2º TEMPO

A segunda etapa começou pegada, com poucas chances de gol. Até que, após uma cobrança de escanteio rasteira, a bola passou por todo mundo e chegou em Pietro. O camisa 44 do Real só teve o trabalho de empurrar para gol, deixando tudo igual: 1 a 1. A partir daí o jogo ficou em aberto, com ambas as equipes tendo chances para marcar.

Lourenzo (Osório Fut 7) fez bela jogada individual, se livrando de quatro adversários, e finalizou: a bola passou perto do gol. Pouco tempo depois, Antony (Real) recebeu do venezuelano Kahl, limpou a marcação e chutou para defesa de Eduardo, que havia entrado no intervalo. Alguns minutos depois, bola na área do Real, o goleiro dividiu com Pedro Rocha e a bola foi para fora. O time da casa pediu pênalti, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. Os donos da casa ainda tiveram mais uma chance para marcar, com uma cobrança de falta no último lance da partida, mas o chute acabou saindo direto para fora. Com o empate em 1 a 1 o título foi decidido nos pênaltis.

PÊNALTIS

Antony saiu batendo para o Real e Pepê defendeu. O goleiro que já havia pego dois pênaltis na semifinal, novamente seria o herói da decisão. Os quatro cobradores seguintes marcaram. Com a decisão empatada em 2 a 2, Arthur Rocha foi para a cobrança decisiva e, assim como na semifinal, o camisa 7 converteu o seu pênalti, fazendo o 3 a 2, gol que confirmou o título da competição para o Osório Fut 7.

Equipe do Real SC (Tramandaí) terminou com a segunda colocação do torneio.

OUTRAS PREMIAÇÕES

Com o título da equipe osoriense, o Guri Bom de Bola ficou com a terceira colocação, já que havia perdido às semifinais para o campeão Osório Fut 7 na disputa por pênaltis. A equipe de Palmares também terminou com o Artilheiro: Joaquim, com 14 gols marcados em quatro jogos; e o Goleiro Menos Vazado: Luis Ranael, com dois gols sofridos em quatro partidas.