Osorienses são destaques na 1ª Copa Guaíba Car de Beach Tennis
OSÓRIO – Entre os dias 08 e 10 de novembro, o Bola Cheia Beach Sports recebeu a 1ª Copa Guaíba Car de Beach Tennis. A competição, que marcou o aniversário de um ano do local, reuniu dezenas de atletas do Litoral Norte gaúcho nas categorias B, C e D, nos naipes Masculino e Feminino. Além disso, também houve a dista da Mista D.
As partidas foram realizadas em set único de seis pontos, sendo que, em caso de 5 a 5, o jogo iria a 7. Já no caso de empate em 6 a 6, a disputa iria para um tie break até 7 ou dois pontos de diferença (8×6, 9×7, 10×8, etc). No final, foram premiadas com troféus e brindes as três melhores duplas de cada categoria.
MASCULINA C
Ao todo, nove duplas disputaram a categoria. Elas foram divididas em três chaves com três cada uma, onde jogaram entre si, passando para o mata-mata as duas primeiras de cada grupo. As duas melhores primeiras colocadas avançavam direto para as semifinais, enquanto que a pior primeira colocada e as 2ª colocadas jogavam um play-off para definir as últimas semifinalistas.
Após grandes jogos, a final foi disputada entre duas duplas da casa: Cristiano e Rui Lang Vs Taisson e Zeka. Esse confronto foi uma espécie de revanche, já que na primeira fase as duplas já haviam se enfrentando, com triunfo de Cristiano e Rui pelo placar de 6 a 0. Depois de avançarem pelo saldo de games, as duas duplas tiveram que disputar o play-off, conseguindo avançar. Já nas semifinais, Cristiano e Rui atropelaram Roberto e Dariano, fazendo 6 a 1. Enquanto que Taisson e Zeka, em jogo bem mais complicado, venceram Mateus e Alex por 7 a 5.
Final – No primeiro game, Cristiano teve que dar três smashs seguidos em cima de Taisson para fazer o 40×15. E, na jogada seguinte, Rui sacou, Taisson levantou e Rui deu um smash para fazer 1 a 0. Na segunda parcial, Taisson mandou um smash e contou com a ajuda da rede para fazer o 40×0. Depois de Rui acertar um smash, Zeka mandou um smash no meio fundo para deixar tudo igual: 1 a 1.
Em um terceiro game equilibrado, após boa troca de bolas, Rui foi buscar uma bola no fundo e mandou para fora, cedendo o 30×40 para a dupla adversária. Na sequência, Rui mandou um smash na paralela, fazendo 40×40. E no No-Ad (ponto decisivo), Rui deu um smash e Zeka devolveu para fora, cedendo o 2 a 1. Já na quarta parcial ocorreu a primeira quebra de serviço. Depois de mandar três bolas para fora, Taisson sacou na rede, cedendo o 3 a 1 para Cristiano e Rui.
Em um quinto game só de erros, no ponto decisivo, Cristiano mandou o lobe no ferro, cedendo o 3 a 2. Zeka continuou errando na parcial seguinte. Depois dele mandar um saque e uma devolução na rede, Zeka e o parceiro viram Rui Lang fazer o 4 a 2 em um ataque para baixo. Com Cristiano soltando o braço no sétimo game, ele e Rui chegaram a fazer 40×15 na parcial. Após Cristiano mandar uma diagonal para fora, Rui fez o 5 a 2, depois de dar quatro smashs seguidos em cima de Taisson.
Aproveitando os erros da dupla adversária, Taisson fez 40×15 na oitava parcial, em um smash em cima de Cristiano. E, na bola seguinte, Cristiano deu um lobe para fora: 5 a 3. Mas a reação de Zeka e Taisson parou por aí. No nono game, Rui acertou um smash no fundo para fazer o 40×15. E, no primeiro match point, Rui mandou um smash na diagonal para fazer o 6 a 3, confirmando a vitória e o título da Masculina C para ele e Cristiano. Já na disputa do terceiro lugar, Roberto e Dariano levaram a melhor sobre Mateus e Alex, com um triunfo também pelo placar de 6 a 3.
FEMININA C
Ao todo, seis duplas disputaram a categoria. Elas foram divididas em duas chaves com três cada uma, onde jogaram entre si, passando para as semifinais as duas primeiras de cada grupo. Após grandes partidas, a decisão do título foi entre duas duplas osorienses: Luana Caetano e Camila Santos Vs Cintia Tech e Tati Teixeira. Luana e Camila chegaram à decisão após atropelarem Ariana e Melissa por 6 a 0. Já Cintia e Tati se classificaram para a decisão com a vitória por 6 a 4 sobre Cris e Vanessa.
Final – Em uma primeira parcial equilibrada,Luana e Camila fizeram 30×40 no lobe para fora de Cintia. E, na jogada seguinte, Luana mandou uma bola no fundo e Cintia devolveu para fora, cedendo o 1 a 0 para a dupla adversária. Já no segundo game, saiu a primeira quebra da partida. Depois de Luana acertar dois ataques, ela e a parceira fizeram 40×15 no smash na rede de Cintia. E, em outro erro de Cintia, a dupla fez 2 a 0.
Camila e Luana seguiram jogando bem e começaram a abrir vantagem no placar. Após Camila acertar uma diagonal na linha, Tati mandou uma bola acelerada e Camila devolveu no fundo para fazer o 3 a 0. A quarta parcial estava empatada em 30×30, quando Camila sacou e Tati mandou uma bela devolução, fazendo o 30×40. Na sequência, Camila mandou um ataque no fundo e Cintia e Tati devolveram para fora. Já no No-Ad, Camila sacou e Cintia devolveu para fora, cedendo o 4 a 0.
Aproveitando os erros da dupla adversária, Tati e Cintia conseguiram descontar na devolução para fora de Luana: 4 a 1. No sexto game, Luana acertou dois aces, abrindo 40×15 na parcial. Na jogada seguinte, Cintia atacou e Luana devolveu para fora: 40×30. E, na sequência, Camila mandou uma bola na diagonal e Cintia devolveu para fora: 5 a 1.
Com Cintia soltando o braço no saque, ela e Tati fizeram 40×15 na sétima parcial. Após Camila acertar um ataque em cima de Cintia, Cintia sacou e viu a devolução de Camila ir para fora, descontando o marcador para 5 a 2. Porém, a reação parou por aí. Com dificuldades de pegar bolas no fundo, Tati e Cintia tomaram 40×0 na bola acelerada de Cintia na rede. E, no primeiro match point, Camila sacou e Cintia não conseguiu pegar: 6 a 2 para Luana e Camila, resultado que confirmou o título da Feminina C para a dupla. Já na disputa do terceiro lugar, Cris e Vanessa derrotaram Ariana e Melissa por 6 a 4.
FEMININA B (mesmo formato da Feminina C)
Após grandes jogos, mais uma vez a final foi realizada entre duas duplas de Osório: Paola Scheffer e Scheron Gamba Vs Nani e Julia Andrade. Paola e Scheron chegaram à decisão depois de derrotarem Fernanda Bavaresco (Osório) e Laura (Tramandaí) por 6 a 0. Enquanto isso, Julia e Nani tiveram uma partida bem mais complicada para conseguirem avançar.
No duelo contra a dupla de Tramandaí formada por Flaviana e Márcia, Julia e Nani saíram tomando 3 a 0. Após conseguirem o primeiro ponto, as adversárias voltaram a ampliar, fazendo 4 a 1. Mas as osorienses conseguiram reagir e viraram a partida para 6 a 5. Tendo a chance de fechar, Julia e Nani tomaram o empate e a vaga foi decidida no tie break. Com um início excelente, a dupla da casa abriu vantagem logo no início e fechou o duelo em 6 a 3.
Final – Já na partida que valia o título, a questão física foi determinante para o resultado. Muito cansadas, Julia e Nani viram Paola e Scheron atropelarem. No primeiro game, as duas fizeram 40×0 no smash na paralela de Paola. Depois do lobe para fora de Paola, Scheron sacou e Nani devolveu para fora, cedendo o 1 a 0.
No saque na rede de Julia, Paola e Scheron fizeram 0x40 na segunda parcial. Após uma largada de Nani, Julia sacou e Paola devolveu, a bola tocou na rede e tirou a possibilidade de defesa da dupla adversária: 2 a 0. Em um terceiro game com muitos erros dos dois lados, Paola fez 40×30 em uma diagonal curta. Na sequência, Paola sacou e Nani devolveu na paralela. E, no 40×40, após troca de bolas, Nani só passou e Scheron subiu na rede para matar o ponto com um smash: 3 a 0.
Com Nani soltando o braço na quarta parcial, ela e Julia abriram 40×0 no ace de Nani em cima de Paola. Porém, as adversárias foram buscar a igualdade no game graças a dois erros da dupla e um ataque de Paola: 40×40. Mas no ponto decisivo, Nani descontou para 3 a 1 com uma linda largada. Mas a reação parou por aí. Aproveitando os erros da outra dupla, Paola e Scheron fizeram 40×0 na 5ª parcial, no ataque na paralela de Paola. Depois delas mandarem duas bolas na rede, Nani tentou uma largada na diagonal e Paola devolveu com um lobe no fundo: 4 a 1. No sexto game, Scheron e Paola fizeram 15×40 no saque na rede de Julia. E, na sequência, Nani tentou buscar uma largada de Scheron, mas acabou mandando a bola para fora: 5 a 1. Já na sétima parcial, Scheron mandou um smash e Nani devolveu para fora, cedendo o 40×15 para a dupla adversária. E, no primeiro match point, Paola acertou um ace em cima de Julia, fazendo o 6 a 1, ponto que confirmou a vitória e o título da Feminina B para ela e a parceira Scheron. A terceira colocação da categoria ficou com Flaviana e Márcia. A dupla de Tramandaí derrotou Fê Bavaresco e Laura por 6 a 0.
CRÉDITOS
Lucas Rodrigues