CIDADEESPORTES

Osorienses são destaques em competições de Beach Tennis

OSÓRIO – O último final de semana foi de muito Beach Tennis na região. Os atletas da cidade estiveram representando o município em algumas competições e, como já é de costume, conquistaram excelentes resultados. Em Santo Antônio da Patrulha (SAP), por exemplo, rolou a 1ª edição do Torneio de Beach Tennis Pé na Areia e Osório dominou o pódio.

Na Mista Open, Bruno Barrufi e Regina foram campeões. A dupla derrotou a osoriense Bárbara e Gil (Tramandaí) pelo placar de 6 a 3. Os atletas de Osório começaram melhores, abrindo 2 a 0, depois de uma quebra de serviço no 1º game e no ataque de Bruno na segunda parcial, após o game ficar empatado em 40×40.

No game seguinte, Gil e Bárbara confirmaram o serviço, no smash na rede de Bruno: 2×1. Mas a dupla de Osório voltou a abrir. Na quarta parcial, os dois perdiam de 15×40 quando Regina acertou uma linda bola, após um belo rali: 30×40. Na sequência, Regina novamente, com um smash na paralela fez o 40×40. E no ponto decisivo (No-Ad), Gil atacou para fora, cedendo o 3 a 1. O quarto ponto veio depois de outro game equilibrado, onde Bruno e Regina fizeram o 30×40, na devolução de Bruno, contando com a ajuda da fita. No lance seguinte, Bruno deu um ataque celerado para fazer o 4 a 1.

A partida seguiu equilibrada, com as duas duplas trocando pontos e quebrando o serviço dos adversários. No sexto game, no No-Ad, Bruno mandou o smash na rede, cedendo o 4 a 2. Porém, a recuperação de Barrufi foi no game seguinte. Mesmo com Gil no saque, o osoriense estava acertando tudo: lobe, smash, devolução e ele e a parceira abriram 0x40 na parcial. Na bola seguinte, Bárbara mandou o smash na rede, cedendo o 5 a 2.

No oitavo game, após outro belo rali, Gil fez 30×40 em um smash que Bruno não conseguiu defender. Na jogada seguinte, Bárbara confirmou o ponto com outro smash, descontando para 5 a 3. No nono game, mais uma parcial equilibrada definiu a partida. Regina mandou um lobe, a bola desviou na fita e matou Bárbara, que mandou a devolução na rede: 30×40. Na sequência, Gil mandou outro smash em cima de Bruno, fazendo 40×40. E no No-Ad, Bruno atacou uma bola e Gil devolveu na rede: 6 a 3 e título na Mista Open para Bruno e Regina.

OPEN FEMININA

Bárbara e Regina voltariam a quadra (desta vez juntas) para a disputa da final da Feminina Open. No duelo contra a dupla da casa, formada por Bia e Alice, as osorienses jogaram muito, mas acabaram sendo derrotadas pelo placar de 7 a 5. A dupla de Osório saiu na frente. No primeiro game, Regina acertou um smash fazendo 40×30. Na bola seguinte, Bárbara definiu o rali com um lindo smash: 1 a 0.

Mas a dupla de Santo Antônio conseguiu a virada. Depois de estarem tomando 15×40, Bia e Alice aproveitaram os erros de Bárbara par empatar a parcial: 40×40. E no smash de Bia deixaram tudo igual: 1 a 1. A virada veio graças aos erros de Regina, que com um saque na rede e um smash para fora, cedeu o 2 a 1.

Mas se tem erro de um lado, também tem do outro. Foi assim que Bárbara e Regina buscaram a virada para 3 a 2: Primeiro em um lobe para fora e na sequência com uma devolução na rede, após saque lobe de Regina. No melhor momento da partida, Bárbara e Regina fizeram 4 a 2, no smash de Bárbara.

No sétimo game, com Regina no saque, Bia e Alice abriram 15×40 no lobe para fora de Regina. As osorienses conseguiram empatar a parcial no smash e em um lobe lindíssimo de Regina: 40×40. Mas no ponto decisivo, Bia mandou o smash em cima de Bárbara, descontando para 4×3. A partida seguiu equilibra, até que um lance definiria a partida. No oitavo game, Alice mandou um lobe para fora, cedendo o 30×40 para a dupla de Osório, quando Bárbara acabou sentindo câimbras. O jogo seguiu e no saque na rede de Alice, Regina e Bárbara fizeram 5×3, ficando a um ponto do título.

No nono game, Bárbara foi para o saque e ela e a parceira abriram 30×0. Precisando de duas bolas para a vitória, a dupla de Osório abusou dos erros e viu as adversárias reagirem e descontarem para 5 a 4 na largada de Alice. Com Bia soltando o braço no saque, a dupla de Santo Antônio chegou ao empate na devolução na rede de Bárbara: 5 a 5.

No 11º game, Bárbara e Regina perdiam de 15×30 quando Bárbara foi ao chão devido as câimbras. Após um tempo, a atleta, que está grávida de cinco meses, se alongou e voltou para o jogo. Na sequência da parcial, Bárbara mandou um lobe para fora, cedendo o 40 a 30. Após Regina mandar um smash na paralela, Bia fez o 6 a 5 com outro smash.

No 12º game, Alice foi para o saque e com dois aces, ela e a parceira fizeram 40×15. A dupla de Osório conseguiu salvar o primeiro match point, no smash de Regina. Mas na sequência, Alice fez outro ace, fazendo o 7 a 5 e confirmando o título da Feminina Open para a dupla de SAP.

FINAL OSORIENSE E DOIS VICES

A final da Feminina C contou com a nova geração do Beach Tennis de Osório. De um lado, Isabelli Camargo de 12 anos e Maria Luisa de 13 anos. E do outro Júlia Osório (Julinha), de 11 anos. A mais experiente em quadra era Julia Décio, parceira de Julinha. E em uma partida quase perfeita, Belli e Maria foram as grandes campeãs, vencendo a dupla adversária por 6 a 2.

A superioridade foi vista desde o início, onde as meninas fizeram 2 a 0, sem dificuldades, apenas nos erros de Júlias: primeiro em uma devolução na rede e depois em ataque para fora. No terceiro game, Belli e Maria fizeram 40×15 no ataque para fora de Júlia Osório. Na bola seguinte, Júlia Décio atacou três bolas seguidas em Maria Luisa, que defendeu todas. Na quarta tentativa, o smash de Décio foi para fora, cedendo o 3 a 0.

E o show continuou. Com Maria voando em quadra, ela e Isabelli fizeram 15×40 no smash de Maria. Na sequência, Júlia Décio sacou e Maria Luisa fechou a parcial com uma bela devolução: 4×0. As meninas, que já são o presente de Osório na modalidade, mostraram poder de reação no 5º game. Depois de estarem tomando 30×40. Maria igualou a parcial com um smash, após boa troca de bolas. No ponto decisivo, Isabelli foi buscar uma bola devolvendo com uma linda diagonal: 5×0.

Indo para o tudo ou nada, as Júlias ameaçaram uma reação. No sexto game, com Julinha no saque, a dupla fez 40×0 e no ataque dela descontou para 5 a 1. Júlia Osório seguiu soltando o braço e na diagonal de Maria para fora, ela e Júlia Décio conseguiram o 2º ponto. Porém, a reação parou por aí. Com a parcial empatada em 30×30, as duas duplas acabaram se perdendo na contagem. Passada a discussão, o jogo recomeçou. Maria acertou um lobe no fundo para fazer 30×40. No match point, Maria teve que ser insistente e no terceiro smash seguido fechou o jogo em 6 a 2, confirmando o título da Feminina C para ela e Isabelli.

Feminina C: Campeãs Maria Luisa e Isabelli e vice-campeãs Júlia Osório e Júlia Décio.

Na Masculina C, Luiz Fernando Gomes e Dudu Ferrari acabaram sendo derrotados por Rogerinho e Formiga pelo placar de 6 a 1. A dupla adversária começou quebrando o saque de Luiz Fernando para fazer 1 a 0. Em um segundo game equilibrado, Rogério acertou um ataque acelerado para fazer 40×30. Na sequência, o mesmo Rogerinho mandou um smash para fazer 2 a 0.

Com a dupla de Osório errando muito, Rogério e Formiga fizeram 15×40 na largada de Luiz Fernando na rede. No lance seguinte, Rogerinho mandou um smash para fazer 3 a 0. Com Luiz sentindo problemas no ombro, Rogério e Formiga abriram 40×15 na largada na rede de Dudu. E na largada de Formiga a dupla fez 4 a 0. O quinto ponto saiu em um game equilibrado. No lobe de Rogerinho, ele e o parceiro fizeram 30×40. A dupla de Osório chegou a igualar a parcial no smash de Dudu, mas no No-Ad, Dudu mandou o lobe para fora, cedendo o 5 a 0.

No tudo ou nada, Luiz e Dudu aproveitaram os erros de Rogério e no lobe de Dudu fizeram 0x40. Depois de dois ataques para fora, os atletas de Osório conseguiram marcar o ponto de honra, no saque na rede de Rogerinho. Com Dudu errando muito, Rogerinho e Formiga fizeram 0x40. Após Luiz Fernando salvar o primeiro match point com uma bola na diagonal, Rogerinho fechou o jogo com um smash: 6 a 1 e título da Masculina C para ele e Formiga.

SEGUNDO VICE

Depois de perder no Masculino, Luiz Fernando voltou à quadra para a disputa do título da Mista, jogando ao lado de Taís, para enfrentar a dupla da casa formada por Ronaldo e Taci. E a história se repetiu. Os osorienses não tiveram chances contra a dupla de Santo Antônio, sendo derrotados por 6 a 2.

Começando mais frios na partida, Luiz e Tais não viram a cor da bola no primeiro game, tomando 1 a 0 no lobe de Taci. No segundo game, após bom rali, Taci fez 40×15 com um ataque na diagonal. No lance seguinte, Ronaldo fez 2 a 0 com um ataque acelerado. Em um terceiro game pegado, uma discussão logo no início acabou fazendo com o que ponto voltasse. Na sequência, Taís errou mais um saque, cedendo o 15×40. Após Ronaldo mandar a largada na rede, Taís mandou o smash para fora, cedendo o 3 a 0.

Em um quarto game marcado por muitos erros, Taci e Ronaldo fizeram 40×30 na devolução na rede de Luiz Fernando. Na jogada seguinte, Nando fez 40×40, com uma bela largada. Mas no No-Ad, Ronaldo, com um smash junto a rede fez o 4 a 0. Com Taci jogando mundo, a dupla de SAP fez 15×30 no smash na rede de Taís. Na bola seguinte, Taci buscou a largada de Taís na diagonal e devolveu com um lobe no fundo: Pontaço que levou o público a loucura na quadra do Pé na Areia: 5×0.

Luiz Fernando e Tais foram para o tudo ou nada. No sexto game, após uma bola fatiada de Luiz, a dupla de Osório fez 15×40. Na sequência, Ronaldo sacou para fora, cedendo o primeiro ponto para a dupla osoriense. Em um game equilibrado, Luiz pegou o ataque de Ronaldo, devolvendo com uma largada na diagonal, fazendo o 30×40. No lance seguinte, Ronaldo fez 40×40 na devolução do saque de Taís. No ponto decisivo, Nando mandou mais uma linda largada, descontando a partida para 5 a 2.

No oitavo game, após belo rali, Ronaldo acertou um smash na paralela para fazer 30×0. No ataque de Taís na rede, a dupla de Santo Antônio abriu 40×15, ficando a uma bola do título. Depois de Luiz salvar o primeiro match point com um belo gancho, na bola seguinte, Ronaldo encobriu Nando com um lobe no fundo da quadra, fazendo o 6 a 2 e confirmando o título da Mista C para ele e a parceira Taci.

OUTRAS CATEGORIAS

E teve mais osoriense subindo no pódio. Na Open Masculina, Théo, jogando ao lado de Rossoel (Capão da Canoa) derrotou o também osoriense Chipa e o parceiro Gil (Tramandaí). Já na Mista Iniciante, Maicon e Kika derrotaram na final a dupla de Palmares do Sul, formada for Fernando e Tiane.

Na Masculina D, Anderson e Leandro Carvalho foram os grandes campeões. Na Feminina D, em final com duas duplas de Osório, Pri Mesquita e Jaque derrotaram Sheila e Fernanda Costa. Fê Costa ainda conseguiria o vice-campeonato da Mista D. Jogando ao lado de Henrique Luz, Fernanda acabou sendo derrotada por Octávio e Andressa de Santo Antônio da Patrulha.

Leandro Carvalho e Anderson venceram a Masculina D em Santo Antônio.
Open Masculina: Campeões Rossoel e Théo e vice-campeões Chipa e Gil.
Feminina D: Vice-campeãs Sheila e Fê Costa e campeãs Pri Mesquita e Jaque.

TORNEIO EM GRAVATAÍ

Também no último final de semana, o Radar Sports, em Gravataí, recebeu a 3ª Copa Guilherme Pinho de Beach Tennis. E teve osoriense subindo no pódio. Na Masculina C, Everton Kauer e André Valentim foram os grandes campeões ao derrotarem na final a dupla da casa, formada por Fábio e Eduardo por dois sets a zero.

No primeiro set, André chamou a responsabilidade. Já no primeiro game, ele definiu a parcial com um ataque na diagonal e depois com um smash, fazendo o 1 a 0. Já no segundo game, a dupla de Osório fez 15×40 no smash de Everton. Depois da jogada, Eduardo foi ao chão sentindo câimbras. Com a partida recomeçada, André fez 2 a 0 com um lobe no fundo.

Na 3ª parcial, André e Everton abriram 40×15, na devolução para de Eduardo após smash de André. Na sequência, Fábio levantou e Everton matou o ponto com um ataque na diagonal: 3×0. Fábio foi para o saque e com dois aces ele e o parceiro fizeram 30×0. Nada que abalasse, a dupla de Osório, que buscou a virada na parcial, fechando o game no lobe para fora de Eduardo e o set em 4 a 0.

No segundo set, André e Everton seguiram voando. Era um bombardeiro para cima de Fábio e Eduardo e no smash de Everton, a dupla fez 40×0. Na sequência, André, em outro smash definiu a parcial: 1×0. Em mais um game tranquilo, os atletas de Osório fizeram 2 a 0 na bola de André, que tocou na fita antes de cair na quadra adversária.

Com André soltando o braço no saque, ele e o parceiro fizeram 40×15 no terceiro game. Após um saque na rede, André sacou novamente, e Eduardo mandou a devolução na rede: 3 a 0. No quarto game, Fábio sacou para fora, cedendo o 15×40. Mas na hora de fechar o jogo, André e Everton acabaram sentindo e graças aos erros da dupla, eles acabaram perdendo o game após Everton mandar o lobe para fora: 3×1.

Com o saque de Everton entrando, os osorienses não deixaram a dupla adversária crescer na partida e abriram 40×0 no ataque na paralela de André. Novamente faltando uma bola para o título, dessa vez a dupla de Osório não desperdiçou e no primeiro match point André mandou o smash que Eduardo não conseguiu devolver: 4 a 1 para André e Everton, confirmando a vitória por dois sets a zero e o título da Masculina C para a dupla de Osório.

Everton ainda seria campeão da Mista C, jogando ao lado de Ciba após derrotar Mauricio e Deise na grande final. Vale ressaltar que esse deve ter sido o último torneio de Everton na categoria, já que ele provavelmente subirá em definitivo para a B. Já na Feminina C, Bruna e Rovene ficaram com a 2ª colocação.

Ciba e Everton foram campões da Mista C em Gravataí.

OUTRO TORNEIO

E para fechar, também teve competição de Beach Tennis em Osório. No sábado (25), a Ferrari Sports recebeu o I Torneio Interno CT Carlão BT, na Categoria Iniciante. O título ficou com Liliane e Luiza que derrotaram Giovana e Ana na final pelo placar de 6 a 3.

FOTOS: Divulgação