DESTAQUESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Osoriense participa de maior Feira de Ciências do mundo

Iniciou nesta segunda-feira (3), a ISEF Regeneron International Science and Engineering Fair – maior feira de ciências do mundo. Nesse ano, o evento ocorre totalmente de maneira online. Até quinta-feira (6), vão ser realizadas as apresentações de pesquisas. Já entre os 16 e 21 desse mês estão marcadas a realização de palestras, feiras, exposições e divulgação dos projetos premiados.

Ao todo, 1.836 estudantes de 65 países do mundo inteiro participam da feira. Representando o Instituto Federal do RS (IF-RS), Campus Osório, vai estar a estudante Victórya Leal Altmayer Silva. Ela é aluna do curso Técnico em Administração Integrado ao Médio e vai apresentar o projeto intitulado ‘Fidere: Desenvolvimento de um APP voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho’.

O trabalho de Victória contou com a orientação da professora Flávia Twardowski (atual diretora do IF-RS, Campus Osório) e coorientação do docente Cláudius Jardel Soares. Ele visa buscar soluções para alavancar a economia circular de brechós e associações do Litoral Norte gaúcho, realizando o mapeamento de 35 brechós e 14 associações femininas nas cidades de Capão da Canoa, Osório e Tramandaí.

Com esse projeto a osoriense já foi premiada em outros eventos. Um exemplo é a primeira colocação na área de ‘Ciências Sociais Aplicadas’, na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia Criatividade e Inovação (Febrace), realizada em março desse ano. Além disso, Victórya recebeu o ‘Prêmio Destaque Unidades da Federação’, garantindo o posto de melhor projeto do Estado entre outros 31 participantes, o que a credenciou para a participação na maior Feira de Ciências do mundo.

Victórya é a oitava estudante a representar o Campus do IF-RS no evento. Ela falou sobre a expectativa para estrear em eventos internacionais: “Estar na ISEF é a realização de um sonho para mim, afinal é a maior feira de ciências do mundo e minha primeira competição internacional. E é uma honra estar representando, não mais só minha escola ou estado, mas a ciência brasileira jovem e, no meu caso, social. Espero que essa seja a primeira de muitas oportunidades grandiosas que a educação e a ciência me proporcionarão”, declarou a estudante.

A diretora do Campus Osório, do IF-RS, falou sobre a oportunidade de mais uma vez a instituição ser representada por um de seus estudantes na ISEF.  “É um local de trocas, não apenas para os estudantes, mas também para os orientadores. Um momento em que podemos vivenciar as diferentes práticas realizadas em diversos países em prol da ciência jovem. É uma honra poder participar da ISEF pela oitava vez levando o nome do IF-RS, Campus Osório para o mundo”, enalteceu Flávia Twardowski.

Ao todo, a delegação brasileira no evento conta com a participação de 23 estudantes, com 18 projetos. Do RS, além de Victórya, há outra estudante gaúcha: Lorenza Pabst Botton, do IF-RS, Campus Bento Gonçalves, na Serra. Ela foi credenciada pela Mostratec 2020 com a pesquisa ‘Razão e paixões na moralidade em Hume’.

OUTRAS PARTICIPAÇÕES

Nas sete participações anteriores do Campus Osório, Entre 2015 a 2019, os projetos sempre receberam alguma premiação. A de maior repercussão foi em 2019, quando a estudante Juliana Estradioto conquistou o 1º lugar na área de ‘Ciência dos Materiais’. Não bastasse isso, na ocasião, Juliana foi escolhida para dar nome a um asteroide.

Foto: Divulgação