CIDADEESPORTES

Osoriense é destaque em competição de Beach Tennis

OSÓRIO – Entre os dias 21 e 22 de dezembro, a Play Sand Sports realizou o Torneio de Encerramento de Ano. A competição contou com a participação de 60 atletas de diferentes cidades da região nas categorias B e C, ambas no naipe apenas no Masculino.

Os jogos foram disputados em um set único de seis pontos. Em caso de empate em 5 a 5, os confrontos iriam até 7. Já no caso de empate em 6 a 6, a dupla vencedora seria definida em um tie break até 7 ou dois pontos de diferença (8×6, 9×7, 10×8, etc). Vale ressaltar que, somente as finais, foram decididas em dois sets de seis pontos. Em caso de empate em sets, o título seria definido em um super tie break até 10 pontos ou dois de diferença.

No final, foram premiadas as três melhores duplas em cada categoria. Lembrando que não houve disputa do terceiro lugar, sendo a 3ª colocação ficando com a dupla que perdesse para a campeã na semifinal.

MASCULINA B

Dezoito duplas disputaram a categoria. Elas foram divididas em seis chaves com três cada uma, onde jogaram entre si, avançando as duas melhores de cada chave para a próxima fase. As quatro melhores primeiras colocadas avançaram direto para as quartas de final, enquanto que as outras oito duplas classificadas disputaram um play-off para definirem as últimas classificadas para o mata-mata. Após grandes jogos, o título foi decidido entre Olavo Luz (Osório) e Otavio Cardoso (Tramandaí) Vs Bryan Ferreira (Capão da Canoa) e Lucas Waechter (Santa Cruz do Sul).

Final – Em um primeiro game equilibrado, Bryan acertou uma bola acelerada, fazendo 30×40. Na sequência, Otavio sacou e Lucas devolveu na rede: 40×40. E, no No-Ad (ponto decisivo), Otavio mandou um lobe, Lucas levantou a bola e Otavio finalizou com um smash em Bryan, fazendo 1 a 0. Com Bryan soltando o braço no saque, ele e o parceiro abriram 40×0 na segunda parcial, no smash de Lucas na paralela. Aproveitando os erros da dupla adversária, Olavo e Otavio chegaram a buscar o 40×40, no saque na rede de Bryan. Porém, na jogada seguinte, Bryan sacou e Olavo devolveu na rede, cedendo o 1 a 1.

Com dois aces de Olavo, ele e o companheiro fizeram 40×15 no terceiro game. Após Otavio mandar um lobe para fora e Olavo furar um smash, os dois conseguiram confirmar o serviço e fazer 2 a 1, em outro ace de Olavo em cima de Lucas. Já na quarta parcial saiu a primeira quebra da partida. Mesmo com Lucas no saque, Otavio e Olavo fizeram o 3 a 1, na bela diagonal de Otavio. Em quinto game com muitos erros das duas duplas, Olavo acertou um ataque na diagonal para fazer o 40×30. Já na jogada seguinte, Otavio sacou e Lucas mandou a devolução na rede, cedendo o 4 a 1.

Depois de um início ruim, Bryan e Lucas tentaram uma reação no set. Após fazerem 40×0, em uma bola na rede de Otavio. A dupla confirmou o serviço no saque de Bryan, que Olavo não conseguiu pegar: 4 a 2. Na sétima parcial teve pancada para todos os lados. Mas, foi na largada na rede de Bryan, que Otavio e Olavo fizeram 40×30. Porém, graças a dois ataques para fora de Otavio, Lucas e Bryan conseguiram descontar para 4 a 3.

No oitavo game, Lucas e Bryan tiveram a chance do empate. Com Lucas no saque, a dupla fez 40×15 na devolução de Otavio na rede. Após Lucas mandar um lobe para fora, Otavio acertou um smash no meio dos dois adversários, fazendo o 40×40. E, no No-Ad, após boa troca de bolas, Otavio acertou um ataque na linha no fundo da quadra para fazer o 5 a 3. Já na nona parcial. Olavo fez 40×15, com ataque no fundo. Depois de Bryan acertar um ataque e Olavo mandar uma bola para fora, no 40×40, Bryan mandou o smash na rede, cedendo o 6 a 3 para a dupla adversária, que fez 1 a 0 na partida.

2º Set – Aproveitando os erros da dupla adversária, Bryan e Lucas fizeram 1 a 0 na devolução na rede de Otavio. No segundo game, Otavio e Olavo abriram 40×0, graças a bola para fora de Lucas. Após Lucas acertar um smash, Otavio e Olavo chegaram ao empate, em outra devolução para de Lucas. O atleta de Santa Cruz do Sul seguiu errando na terceira parcial e, depois de mandar dois saques na rede, ele viu a dupla adversária fazer 2 a 1 no smash de Otavio. Já no quarto game, foram os erros de Olavo que decidiram o ponto. Depois de mandar três bolas seguidas na rede, o osoriense conseguiu acertar um smash no fundo. Porém, na jogada seguinte, o atleta mandou um smash para fora, cedendo o 2 a 2.

O jogo seguiria equilibrado, sendo cada parcial decidida no detalhe. No 5º game, Bryan e Lucas chegaram a abrir 40×15, na devolução errada de Olavo. Mas, após o smash de Otavio e o lobe para fora de Lucas, Olavo acertou um lindo smash para fazer o 3 a 2. Na sexta parcial, Lucas chamou a responsabilidade e, com um smash em Olavo e uma linda largada na diagonal, fez o 3 a 3. O segundo set seguiu com mais quebras de serviço. Com Lucas no saque, Otavio fez 15×40, em um smash na paralela. E, na sequência, Bryan errou a devolução, cedendo o 4 a 3 para a dupla adversária. Em o oitavo game foi marcado por muitos erros das duas duplas. Após abrirem 0x40, Lucas e Bryan viram Olavo e Otavio buscarem a igualdade na parcial. Mas, no ponto decisivo, Otavio mandou o smash na rede: 4 a 4.

Diferente da anterior, a nona parcial contou com belas jogadas. Olavo fez 15×40, em um ataque na diagonal. Após o smash para fora de Otavio, Olavo e Otavio fizeram o 5 a 4, graça ao saque na rede de Bryan. Depois de um belo rali, Otavio mandou um lobe no fundo da quadra para fazer o 40×15 no 10º game. Entretanto, Otavio errou três ataques seguidos, vendo a dupla adversária empatar o set em 5 a 5.

Depois de desperdiçar três chances de fechar o jogo, Otavio resolveu chamar a responsabilidade na parcial seguinte. Em saque de Lucas, o atleta de Tramandaí devolveu no fundo, fazendo o 15×40. E, na sequência, o mesmo Otavio acertou um ataque na diagonal em cima da linha para fazer o 6 a 5.

Aí foi a vez de Olavo aparecer. Soltando o braço no saque, o osoriense fez 40×15, em um ace. Já na jogada seguinte, após troca de bolas, Lucas pegou uma bola no fundo, Olavo atacou na diagonal e Bryan não conseguiu defender: 7 a 5 para Otavio e Olavo, ponto que confirmou a vitória por dois sets a zero e o título da Masculina B para a dupla. Com o resultado, Davi Lessa (Osório) e Rafael Cunha (Palmares do Sul) terminaram na 3ª colocação, já que haviam perdido para a dupla campeã na semifinal pelo placar de 6 a 2.

Pódio Masculina B: Vices Bryan (Capão) e Lucas (Sta. Cruz), campeões Olavo (Osório) e Otavio (Tramandaí) e 3os colocados Davi (Osório) e Rafael (Palmares).
Pódio Masculina B: Vices Bryan (Capão) e Lucas (Sta. Cruz), campeões Olavo (Osório) e Otavio (Tramandaí) e 3os colocados Davi (Osório) e Rafael (Palmares).

MASCULINA C

Doze duplas disputaram o título da categoria. Elas foram divididas em três chaves com quatro, onde jogaram entre si, avançando as duas primeiras de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas para as quartas de final. O título foi decidido entre Mano e Luciano de Palmares Vs Marcelo e Tiago de Tramandaí.

Depois de um início de jogo bastante equilibrado, Marcelo e Tiago tomaram conta da partida e fecharam o primeiro set em 6 a 2. Já o segundo set foi de equilíbrio até o final, sendo decidido no tie break. Depois de fazer 3 a 1, Marcelo e Tiago tomaram o empate: 3 a 3. Depois do lobe para fora de Tiago, Mano e Luciano chegaram ao set point, no ataque de Mano: 6 a 4.

Após conseguirem salvar alguns ‘set points’, Marcelo e Tiago chegaram a virada, no smash de Marcelo em Mano: 8 a 7. Aí foi a vez da dupla de Palmares salvar o match point, graças ao smash de Marcelo na rede: 8×8. No momento decisivo, Mano chamou a responsabilidade e acertou uma largadinha no fundo e ataque na paralela em cima da linha para fazer o 10 a 8, levando a decisão para o Super Tie.

No Super Tie Break, Mano e Luciano saíram fazendo 3 a 0, na devolução no fundo de Mano. Vencendo por 5 a 2, a dupla de Palmares levou um susto, quando viu os adversários encostarem no marcador, deixando o placar em 5 a 4, graças ao smash na rede de Luciano e a devolução para fora de Mano.

No lindo smash de Luciano no fundo, os palmarenses voltaram a abrir vantagem, fazendo 7 a 5. Porém, acabaram tomando a virada, quando Marcelo acertou um smash: 8 a 7. Após Luciano acertar uma pancada. Mano voltou a chamar o jogo para si e, com dois ataques fechou o jogo em 10×8, confirmando a vitória por 2 a 1 e o título da Masculina C para ele e Luciano. Com o resultado, a dupla osoriense formada por Zeka Ferreira e Marcos (Xuxu) terminou na terceira colocação, já que perdeu para os campeões na semifinal pelo placar de 7 a 5.

Pódio Masculina C: Vices Tiago e Marcelo de Tramandaí, campeões Mano e Luciano de Palmares e 3os colocados Zeka e Xuxu de Osório ao lado do proprietário da Play, Márcio Braga (sentado).
Pódio Masculina C: Vices Tiago e Marcelo de Tramandaí, campeões Mano e Luciano de Palmares e 3os colocados Zeka e Xuxu de Osório ao lado do proprietário da Play, Márcio Braga (sentado).

CRÉDITOS: Lucas Rodrigues