Operação Nacional contra abuso infantil cumpre mandados na região

Operação Nacional contra abuso infantil cumpre mandados na região

A Polícia Federal (PF) deflagrou na quarta-feira (3), a terceira fase da Operação Proteção Integral. Iniciada em março deste ano, a ação, em parceria com a Polícia Civil (PC), visa o combate ao crime de abuso sexual contra crianças e adolescentes, principalmente, de maneira virtual.

Cerca de 900 agentes cumpriram 193 ordens judiciais, sendo 11 mandados de prisão preventiva e 182 de busca e apreensão. Os trabalhos foram realizados no Rio Grande do Sul e em outros 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal. No RS, as ações ocorreram em oito cidades, incluindo Osório, Terra de Areia e Três Forquilhas. Duas pessoas foram detidas em Cachoeirinha (Região Metropolitana) e Rio Grande (Litoral Sul) por armazenamento de imagens de pornografia infantil e tráfico de drogas, respectivamente.

Conforme a PF, duas crianças foram resgatadas durante a Operação. Ambas receberam atendimento médico e foram entregues aos cuidados de familiares. No final, 49 pessoas foram presas e dois adolescentes foram apreendidos. Todos os criminosos foram ouvidos e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão a disposição da Justiça.

Para se ter uma ideia, somente entre janeiro e setembro de 2025, a PF já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais. Os números ressaltam o empenho da instituição em proteger os menores, identificando e penalizando os autores responsáveis por crimes dessa natureza.

A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. “A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes”, ressalta a PF.

CRÉDITO: PF