POLICIAL

Operação Litoral Seguro termina com 14 prisões

Operação realizada no Litoral Norte, na quinta (30/12), contou com 110 PMs.

A Brigada Militar (BM), por meio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral), deflagrou durante a última quinta-feira (30/12), a Operação Litoral Seguro. A ação ocorreu em diversos municípios da região, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade às vésperas do Ano Novo, período de grande circulação de veranistas nas cidades da orla gaúcha.

“Visamos proporcionar ainda mais segurança às pessoas que se deslocam de muitas regiões para o Litoral Norte, onde passarão com suas famílias e amigos as festividades da virada do ano e, alguns, já permanecerão em férias”, explicou o comandante do CRPO Litoral, coronel Leandro Luz.

Participaram da Operação, 110 Policiais Militares (PMs) dos efetivos do CRPO Litoral, 8º Batalhão de Policiamento Militar (BPM), 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT), Batalhão de Aviação, Comando de Polícia de Choque, Batalhão de Policiamento de Choque e 4º Regimento de Polícia Montada, sendo utilizadas 40 viaturas além do auxílio dos cães do Canil da BM.

NÚMEROS

Ao todo, 14 pessoas foram presas, além de dois menores apreendidos, por diversos crimes, incluindo tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Além disso, um homem foi autuado por crime ambiental, sendo autuado e precisando assinar um termo circunstanciado.

Foram apreendidos aproximadamente 4,7 quilos de maconha, 155 gramas de cocaína e 140 gramas de crack, totalizando cerca de cinco quilos de entorpecentes. Parte dos ilícitos foi apreendida em Osório, onde cães de faro da Brigada Militar encontraram sete tijolos de maconha enterrados no pátio de uma residência. Conforme a BM, a droga seria arremessada para dentro da Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO). Dois homens, que são irmãos, foram presos e levado a Delegacia de Polícia (DP) da cidade mais de 4,5 quilos de drogas.

Durante a Operação também foi apreendido um veículo em situação de roubo, quatro armas de fogo (duas espingardas, um revólver e uma pistola), um simulacro de arma, dois carregadores e 33 munições calibres nove e 12 milímetros.

Legenda: Parte da droga apreendida foi encontrada enterrada em terreno na cidade de Osório.

Fotos: BM