POLICIAL

Operação Exodus é realizada no Litoral Norte

Foram cumpridos 18 mandados de prisão e busca e apreensão.

A Polícia Civil (PC) deflagrou na manhã de quarta-feira (23), a segunda etapa da Operação Exodus. A ação tem como objetivo o combate ao tráfico de drogas e organizações criminosas no Litoral Norte gaúcha. Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de prisão e busca e apreensão.

Também foram realizados bloqueios de contas, assim como afastamento de sigilo bancário e fiscal dos investigados. O alvo é um grupo criminoso atuante na região, principalmente nos municípios de Capivari do Sul, Palmares e Osório.

Durante a Operação, houve buscas na Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO), onde está recolhido um dos líderes da organização criminosa, preso durante a primeira fase da operação. Nas buscas realizadas na cela, foram localizados telefones e anotações do tráfico.

No total, quatro pessoas foram presas, incluindo a mulher do homem que está na PMEO. A prisão aconteceu em uma residência localizada em Tramandaí. No local foram apreendidos: cerca de 15 mil reais, além de dois veículos, porções de drogas, uma balança de precisão, cartões de crédito, celulares, entre outros objetos. A Polícia também encontrou documentos referentes a ativos financeiros dos investigados, os quais devem subsidiar a próxima fase da operação, que objetiva a descapitalização da organização criminosa.

A Operação, coordenada pelo delegado João Henrique Gomes, contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Brigada Militar (BM) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Aproximadamente 50 policiais participaram da Operação, sendo utilizadas 12 viaturas.

OUTRA APREENSÃO – Realizada em dezembro de 2021, a primeira fase da Operação Exodus já havia apreendido 17 quilos de drogas, além de automóveis, celulares e uma quantia em dinheiro. Na época, dois homens foram presos preventivamente. Conforme a Polícia, a apreensão causou um prejuízo à facção de aproximadamente 150 mil reais.

Polícia apreendeu R$ 18 mil em residência em Tramandaí.

FOTOS: PC