POLICIALREGIÃO

Operação Damas do Golpe cumpre mandado no Litoral

A Polícia Civil (PC) de Santa Catarina, com apoio da PC gaúcha, deflagrou na manhã de quarta-feira (24), a Operação Damas do Golpe. O alvo é uma organização criminosa voltada ao crime de extorsão, por meio do famoso golpe dos nudes. De acordo com a PC, os indivíduos, após trocarem mensagens e fotos íntimas com as vítimas, por meio de redes sociais, exigem dinheiro delas sob a condição de não prestarem queixa e/ou de não divulgarem as fotos para seus familiares e amigos.

As investigações tiveram início no ano passado, quando diversas vítimas procuraram a Polícia para informar que estavam sendo “extorquidas” por um perfil falso do Delegado Regional de Caçador (SC), Fabiano Locatelli. Ao todo, apenas na região do Meio-Oeste catarinense, os criminosos lucraram em torno de 60 mil reais utilizando a imagem do delegado.

Com o aprofundamento da investigação, foi possível comprovar o envolvimento de diversas pessoas, como também evidenciar a alta lucratividade da atividade ilícita. De acordo com a PC, somente entre os meses de julho de 2022 a março de 2023, parte das contas bancárias que receberam valores dos golpes acima citados movimentaram cerca de 2,8 milhões, entre créditos e débitos.

OPERAÇÃO

Foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão domiciliar, em oito cidades do RS, incluindo Tramandaí. Ao todo, 13 pessoas foram presas e encaminhadas ao sistema prisional, onde permanecerão a disposição da Justiça. O trabalho contou com a participação de cerca de 60 policiais do RS e de SC.