POLICIAL

Operação da Polícia Federal combate quadrilha que vendia produtos contrabandeados

A Polícia Federal (PF), juntamente com a Receita Federal (RF), deflagrou na manhã de terça-feira (15), uma Operação que visa combater uma quadrilha que estaria vendendo produtos contrabandeados pela internet. Ao todo, oito pessoas são investigadas por organização criminosa, descaminho e lavagem de dinheiro. Segundo a PF, os principais investigados possuem cerca de 30 autuações fiscais pela RF desde 2001, o que indica que há mais de 20 anos eles atuam no mercado ilegal de mercadorias.

A operação Vitrine Online iniciou-se em setembro de 2020 e identificou que um casal de Venâncio Aires trazia contrabando da Argentina, Uruguai e Paraguai e revendia pela internet em dois sites que foram retirados do ar. O grupo vendia, principalmente, equipamentos eletrônicos e de tecnologia, itens de informática, relógios, perfumes e bebidas sem o devido recolhimento de tributos.

Foram cumpridas 44 ordens judiciais no RS e na Bahia. Aqui no Estado, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Venâncio Aires (Vale do Rio Pardo) e dois em Lajeado (Vale do Taquari), sendo apreendidas diversas mercadorias, celulares, computadores e documentos. Também houve sequestro de bens, incluindo um imóvel em Capão da Canoa, cinco carros e duas motos, além do bloqueio de valores em contas bancárias e exclusão de páginas de marketplace.

Passada a Operação, a Polícia segue com as investigações e agora irá analisar os materiais apreendidos. Vale ressaltar que nenhum dos investigados foi preso. Porém, todos eles estão proibidos de deixarem as cidades onde vivem e deverão se apresentar à Justiça sempre que forem solicitados.

Agentes apreenderam diversas mercadorias durante Operação realizada na manhã de terça-feira (15). – FOTOS: PF