Operação da Polícia cumpre mandados no Presídio de Osório

Operação da Polícia cumpre mandados no Presídio de Osório

A Polícia Civil (PC) deflagrou na manhã de terça-feira (21), a Operação Solitarium. A ação teve como alvo uma facção responsável pela prática de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Conforme a PC, o grupo também teria ameaçado de morte um policial civil. Além das ameaças, o agente também era monitorado em grupos de Whatsapp. A perseguição tem a ver com ações anteriores realizadas por ele contra o grupo criminoso.

Após investigações, os policiais identificaram uma rede estruturada de tráfico atuante, principalmente, no Litoral Norte gaúcho, com conexões em outros municípios do Estado. Segundo a PC, o grupo utilizava empresas de fachada, imóveis e contas bancárias em nome de terceiros para lavar o dinheiro oriundo do tráfico.

OPERAÇÃO

Foram cumpridas 71 ordens judiciais, sendo 32 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão. Os trabalhos foram realizados em residências, pousadas e estabelecimentos comerciais utilizados pelo grupo nas cidades de Balneário Pinhal, Palmares do Sul (Quintão) e Tramandaí, assim como Alvorada e Viamão, sendo esses dois últimos municípios localizados na região Metropolitana.

Além disso, foram realizados oito sequestros de bens. No final, foram apreendidos diversos objetos, incluindo celulares, além de porções de entorpecentes. Ao todo, 22 pessoas foram presas. Dessas, sete já se encontravam no sistema prisional, incluindo o líder do grupo criminoso, o qual foi transferido da Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO) para um presídio de segurança máxima. Além da PMEO, também houve vistoria no Presídio Estadual de Taquara.

Ainda durante a Operação, outra pessoa foi detida em flagrante por tráfico e associação ao tráfico. Já as outras 14 foram presas de maneira preventiva. Todas foram encaminhadas ao sistema prisional, onde vão permanecer a disposição da Justiça.

Policiais também cumpriram mandados nos presídios de Osório e Taquara.
Policiais também cumpriram mandados nos presídios de Osório e Taquara.

CRÉDITOS: PC