POLICIAL

Operação contra fraudes nos Correios cumpre mandado no Litoral

A Polícia Civil (PC) deflagrou na manhã da última quinta-feira (25), a Operação Tracking (rastreamento em Inglês), visando combater fraudes nos Correios. Ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em sete cidades da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Aqui no Estado, as ações foram realizadas no município de Arroio do Sal, no Litoral Norte gaúcho.

Segundo as investigações, o grupo criminoso envolvido no esquema teria causado um prejuízo de cerca de cinco milhões de reais em plataformas de comércio eletrônico ao fraudar frete das agências.

ESQUEMA – De acordo com as investigações, os suspeitos se cadastravam como vendedores, usando dados falsos, em plataformas de comércio eletrônico. Em seguida, eles geravam códigos de postagem como se fossem realizar a venda de produtos. A Polícia afirma que, ao invés de realizarem uma venda real, os investigados revendiam esse código a comerciantes, que postavam mercadorias mais pesadas e, portanto, com fretes mais caros do que as originais. Pelo serviço, eram cobrados valores entre 100 e 150 reais.

Segundo a corporação, devido a diferença dos preços do frete, os Correios cobravam o valor excedente das plataformas de comércio vítimas do grupo criminoso. Quando essas empresas repassavam os valores para os falsos vendedores, descobriam que os dados não eram verdadeiros e precisavam arcar com os prejuízos. Os investigadores afirmam que, apesar das diligências terem começado no ano passado, o grupo age desde 2018. O grupo pode responder por estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa. Já os comerciantes que compravam as etiquetas gerados de forma fraudulenta podem ser responsabilizados pelo crime de receptação.

Foto: PC