Oferta de vagas para salva-vidas temporários tem recorde de inscritos

upload-20161108191059salva_vidasO processo seletivo de contratação de salva-vidas civis temporários para a Operação Golfinho deste verão já contava, até as 17h50 desta terça-feira (8), com adesão de 602 pessoas. Desse total, 465 se inscreveram para atuar em águas de mar e 137 para águas internas. As inscrições seguem até quinta-feira (10) e devem ser feitas exclusivamente no site da Brigada Militar. Neste ano, a corporação oferece 600 vagas, o dobro do ano passado, para prestar serviços em janeiro, fevereiro e março de 2017. No momento da inscrição, o candidato opta por águas do mar ou internas.

O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, afirmou que o número de inscritos é recorde. “O processo está melhor que no ano passado, quando chegamos a 300 inscritos. Pretendemos sempre ter um número maior de interessados do que o de vagas. Os candidatos passam depois por seleção e capacitação de 20 dias, para saber quem é apto e tem condições de exercer a função”, disse. Segundo ele, a grande procura tem relação com o momento econômico do país e a atividade temporária é uma opção de renda para quem busca trabalho.

Seleção

Para se inscrever, o candidato deve ter entre 18 e 45 anos (ambos os sexos), ensino fundamental completo, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade. Durante o período de contratação, o salva-vidas temporário receberá mensalmente R$ 2.778,00, a título de remuneração e indenização por risco de vida, 30 vales-refeição e auxílio-transporte. Durante o treinamento, o candidato receberá R$ 1.389,00.

O processo seletivo se dará em duas fases. A primeira será de habilitação específica, que consiste em exames de saúde e odontológico, e a segunda, de capacitação técnica, que compreende exame de aptidão física. A primeira etapa ocorrerá no dia 24 deste mês.

Durante os três meses, os candidatos contratados farão salvamento aquático nos municípios de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Canoas, Porto Alegre, Rio Grande, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo.

Disposição de vagas

Para praias de mar, são oferecidas 460 vagas – 360 no Litoral Norte e 100 no Litoral Sul. Para águas internas, são 140 vagas – 16 no Litoral Norte, 30 na Região Metropolitana, 14 na capital, 20 na Região Sul, 16 na Região Central, 14 no Vale do Rio Pardo, 16 no Vale do Rio dos Sinos e 14 na Fronteira Oeste.

Mais informações podem ser obtidas no site da BM ou no Departamento Administrativo – Rua dos Andradas, 482, Centro Histórico de Porto Alegre – ou pelos telefones (51) 3288-2812 e 3288-2834. O edital está disponível no site, na aba Editais.

Texto: Cassiane Osório
Edição: Gonçalo Valduga/Secom