Número de famílias endividadas no Estado diminui

A Fecomércio-RS divulgou na última semana os resultados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias do RS (PEIC-RS) de junho. A pesquisa apontou um percentual de famílias endividadas de 84,4%. Esse foi o menor percentual desde outubro de 2021 (84,2%). A queda no percentual de endividados ocorreu pelo oitavo mês consecutivo.
Além da nova queda no percentual de famílias endividadas, houve nova redução no percentual de famílias com contas atrasadas, registrando 25,8% do total de famílias (26,6% em maio de 2025 e 34,2% em junho de 2024). Já o percentual de famílias que não terão condições de quitar nenhuma parcela das suas dívidas nos próximos 30 dias repetiu o resultado de 1,8% registrado no mês anterior.
O percentual de famílias que se dizem “muito endividas” (17,5%) e “pouco endividadas” (16,9%) tiveram quedas frente ao mês anterior e na comparação interanual, com aumento dos que se avaliam como “mais ou menos endividados” (49,9%). A parcela da renda comprometida com dívidas (28,9%) teve aumento, tanto na margem quanto na comparação interanual, assim como o tempo médio de comprometimento com dívidas (7,1 meses).
“Entre as famílias que seguem endividadas, a PEIC-RS tem apontado para um alongamento das dívidas e um comprometimento maior com o pagamento das mesmas. Com juros elevados, inflação pressionada e perspectiva de desaceleração da atividade, o equilíbrio das contas das famílias tende a ficar mais desafiador para famílias que tem operado com pouco espaço de manobra em rendas bastante comprometidas”, comentou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.

CRÉDITOS: Divulgação