Número de faltantes em consultas e exames do SUS segue preocupante

OSÓRIO – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde de terça-feira (5), o relatório mensal referente ao mês de julho da pasta. Na comparação com junho, o percentual de faltantes, tanto nas consultas quanto nos exames, permaneceu estável.

De acordo com os dados apresentados, 10,8% dos pacientes agendados para consultas do Sistema Único de Saúde (SUS) faltaram. O destaque é para Dentista Clínico, que registrou aproximadamente 69% de presença do total de agendamentos. Outras especialidades como Endocrinologista, Nutricionista, Oftalmologista, Pneumologista e Protesista tiveram mais de 25% dos pacientes faltosos.

Já em relação aos exames, o número de faltosos é ainda maior, atingindo 20,5%. Das 187 pessoas agendadas para Eletrocardiograma, 53 compareceram ao exame, o equivalente a 71,66%. O destaque positivo vai para os Raio X Odontológico e também a Espirometria que teve 100% dos pacientes comparecendo para realização dos exames.

A Secretaria de Saúde pede que os moradores se conscientizem e, em caso de não poderem comparecer nas consultas ou exames, que avisem, com pelo menos dois dias de antecedência para que os serviços possam ser remarcados para outro paciente. O telefone para contato é o (51) 3601-3334.