Novo poço artesiano beneficiará 5,1 mil moradores da região
Dando continuidade aos investimentos no Litoral Norte gaúcho, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) irá ampliar o abastecimento de água em Santo Antônio da Patrulha. Para isso, será instalado um novo poço artesiano no bairro Menino Deus.
Conforme a Corsan, os testes iniciais de vazão indicaram uma capacidade de 17 litros por segundo, que deverá ser aumentada e poderá abastecer cerca de 5,1 mil habitantes. Localizado na ERS-030, ele será interligado à rede de abastecimento por uma tubulação de 2,7 mil metros de extensão até os reservatórios localizados na Cidade Alta.
Após a perfuração e medição da sua vazão, há previsão é que o poço comece a funcionar em aproximadamente 60 dias. As próximas etapas compreendem a montagem do cavalete (equipamento que liga o poço à rede) e a parte elétrica. Também serão construídos um abrigo para o quadro de comando e demais itens, como a casa de química (onde são dosados o cloro e o flúor para tratamento da água) e cercamento.
O esgotamento sanitário é uma das prioridades do plano de investimentos desenhado para a região pela Aegea, nova controladora da Corsan. Estão previstos mais de R$ 600 milhões em obras de expansão e modernização, além de projetos para o fortalecimento do abastecimento de água e a redução, perda e desperdício nas redes. Desse total, R$ 85 milhões serão aplicados em 2024.
OUTRAS OBRAS
Nos locais que a Corsan já fez a instalação das redes de esgoto, foram iniciados os trabalhos de repavimentação das ruas. Na terça-feira (27), em Tramandaí, o serviço foi finalizado no bairro Zona Nova, onde houve a implantação de 900 metros de rede.
Também em Tramandaí, está prevista a conclusão das cinco estações de bombeamento de esgoto, que começaram a ser construídas antes de o Grupo Aegea assumir o controle da Corsan, o que ocorreu em julho de 2023. A primeira delas será a do bairro Litoral, entre as Ruas Salvador Pereira Guimarães e Vereador Paulo Francisco Guimarães. Serão feitas as instalações elétrica e mecânica. Já as demais estações estão localizadas nos bairros Tiroleza, Recanto da Lagoa, Humaitá e Zona Nova.
Ainda estão previstas outras melhorias, como a construção de duas estações de bombeamento de esgoto (no bairro Zona Nova), implantação de 3,5 quilômetros de novas redes de esgoto cloacal no bairro São Francisco I e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito de Estância, que terá a capacidade diária aumentada de 70 para 100 litros por segundo (l/seg) de resíduos tratados, equivalente a um pouco mais que uma piscina Olímpica por dia.
CRÉDITOS
Corsan