Nova gestão do Campus Litoral Norte da UFRGS toma posse

O professor Felipe José Comunello tomou posse como diretor-geral do Campus Litoral Norte (CLN) da Universidade Federal do RS (UFRGS). O docente assume o cargo no lugar da professora Liane Ludwig Loder. O evento, realizado na última sexta-feira (4), contou com a presença de membros da administração central, professores, técnicos administrativos e familiares da nova gestão.
Ao deixar o cargo, Liane lembrou dos passos iniciais da constituição e das conquistas alcançadas em uma década de existência. “São quase 180 servidores, aproximadamente 700 estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância. Em 2018, houve a incorporação do Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos), permitindo a oferta do bacharelado em Biologia Marinha de forma permanente. Também foi implanta a incubadora Germina, uma empresa júnior e construída uma agência de desenvolvimento de negócios”, declarou.
Em um segundo momento de sua fala, a professora ressaltou os bons conceitos obtidos pelos cursos em 2022, nas avaliações realizadas pelo Ministério da educação. Ela destacou ainda a implantação da usina fotovoltaica, que começou a operar esse ano, ajudando na distinção da UFRGS em ranking internacional sobre sustentabilidade. “Olhando para traz, vendo o presente e indo para o futuro, temos a convicção que fomos muito bem-sucedidos na construção do Campus. Superando muitas adversidades e enormes dificuldades, que são previsíveis quando se trata de partir do zero”, salientou Liane, desejando sorte e sucesso à nova gestão.
NOVA GESTÃO E FALA DO REITOR
Na mesma solenidade, realizada no Salão Nobre da Reitoria, o reitor Carlos André Bulhões Mendes entregou a portaria ao novo diretor acadêmico do Campus, Jonas José Seminotti, e à nova diretora administrativa do Campus, Tatiana Fátima Sturmer da Rosa, que irão compor a gestão 2022/2026.
Durante a sua fala, bulhões desejou boas-vindas à nova gestão e agradeceu o trabalho dos ex-diretores. “Não é só o cargo, tem os encargos. Isso foi carregado pela professora Liane e agora o senhor é o condutor dessa carga pesadíssima, com um único intuito que é servir a comunidade que nos cerca. As pessoas que estiverem ao seu redor lhe darão a segurança para enfrentar as adversidades que vierem. E podem contar conosco”, finalizou o reitor da UFRGS.
O NOVO DIRETOR DO CAMPUS
Agrônomo com pós-graduação em áreas das ciências sociais, o novo diretor-geral Felipe José Comunello destacou em seu discurso que mudança é a palavra que resume essa jornada. Com vários significados, o professor citou dois deles por acreditar que sintetizam os desafios da nova gestão.
O primeiro é a inédita consulta paritária na unidade para a escolha das direções do Campus. “Em nosso entendimento esse foi um passo decisivo para a consolidação e crescimento do Campus Litoral Norte. Essa consulta traz para a gestão do CLN o protagonismo e a força da comunidade”, pontuou. O segundo sentido é a disposição para enfrentar os desafios que terão pela frente, elencando três deles, que considera estar entre os principais: aumentar o número de alunos, concluir as obras dos prédios novos, ampliar e fortalecer os laços com a comunidade regional. “Todos esses desafios exigirão esforços para a abertura e reformulação dos cursos de graduação, oferta de serviços essenciais – como transporte e refeitório universitário à noite – e, principalmente, recursos para investimentos. Além da força da comunidade, contamos muito com a parceria e articulação da administração central”, salientou.
Até o final deste ano, a nova gestão pretende atualizar o planejamento estratégico da unidade e dar continuidade a implementação do regimento da UFRGS, Campus Litoral Norte. Estão também nos planos a criação de um conselho comunitário com a finalidade de criar ações que contribuam para o desenvolvimento regional sustentável, em especial, para políticas públicas que atendam a população local.