NOTÍCIAS CURTAS
BEACH TENNIS – Entre os dias 02 e 04 de maio, ocorreu o BT50 Vila Velha, no Espírito Santo (ES). A competição de Beach Tennis contou com atletas de diferentes estados brasileiros, além de outros países como: França, Itália e Peru, e valeu pontos para o Ranking Internacional da modalidade (ITF).
No Feminino, 26 duplas disputaram o título. Entrando na primeira fase, as osorienses Isabelli Camargo e Julia Simoni conseguiram duas boas vitórias, antes de caírem nas quartas de final. Em jogo disputado, elas saíram tomando 6 a 2 de Marina Araújo e Flávia Moreira no primeiro set. Após devolverem o 6 a 2 no segundo set, as meninas do Morro da Borússia acabaram sendo derrotadas no Super Tie pelo placar de 10 a 6.
Na grande decisão, Giovana Batista e Maria Gilli se sagraram as campeãs ao derrotarem Maria Eduarda Nakamura e Yasmine Aires por 2 a 1, de virada, com parciais de 2×6, 7×6 e 10×4 no Super Tie.
SERRAMAR – Na última sexta-feira (2), foram conhecidas as últimas duas equipes participantes no Campeonato Serramar deste ano. Uma delas é o Sociedade Esportiva Terra de Areia (Sestea). Voltando a competição após 14 anos, o time disputou a competição em quatro edições, tendo chegado as semifinais em 2006 e 2011, sendo este o último Campeonato disputado pela equipe de Terra de Areia.
Já o Esporte Clube Independência, de Riozinho (no Vale do Paranhana), fará a sua estreia na Liga Serramar. Com sua vaga pré-assegurada para a disputa do Certame desde 2020, a agremiação acabou sendo prejudicada, primeiramente pela pandemia, e depois pela troca de comando da prefeitura de Riozinho, o que fez com abrisse mão da sua vaga nas últimas edições do Campeonato.
Com isso, a competição contará com oito clubes. Além dos dois já citados, o Serramar também contará com a participação do CFCC (Capão da Canoa), Mar Azul (Torres), Minuano (Capivari do Sul), Serraria (Santo Antônio da Patrulha), União da Vila (Arroio do Sal) e Xangri-lá. Lembrando que o Grêmio Atlético Osoriense (GAO) não disputará o Campeonato em 2025, assim como o Central (Caraá), outro time filiado a Liga Serramar.
No próximo dia 20 de maio (uma terça-feira), haverá uma nova reunião aonde serão conhecidos o formato e os confrontos da primeira fase, tanto do Principal quanto do Sub-14. O encontro acontecerá na sede do administrativo do GAO, em Osório, a partir das 20h.
FUTEBOL DE CEGOS – Entre os dias 03 e 04 deste mês, foi realizada a segunda rodada da Liga Nacional de Futebol de Cegos. Mesmo sem o craque Ricardinho, lesionado, a Agafuc derrotou a Adesul (CE) jogando em Fortaleza pelo placar de 2 a 1, com dois gols de Nonato. Essa foi a 3ª vitória da equipe de Canoas em três jogos disputados, resultado que deixou os gaúchos na liderança isolada da competição.
Em grupo único, os seis times jogarão entre si duas vezes (em casa e fora). No final, os dois primeiros colocados disputarão o título em partida única, marcada para acontecer em 07 de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na cidade de São Paulo (SP).
A Agafuc voltará à quadra no dia 31 de maio, quando receberá o INV (SP). A partida acontecerá no Centro de Esporte e Lazer São Luís e está marcada para iniciar às 9h. O jogo, assim como toda a Liga Nacional de Futebol de Cegos, conta com transmissão no Canal do Youtube da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV TV) de maneira gratuita.
A expectativa é de que o osoriense Ricardinho ainda não volte para o confronto. O camisa 10 da seleção brasileira teve uma lesão no Ligamento Colateral Medial (LCM) do joelho durante um jogo da Liga realizado no início de abril. Além de desfalcar a Agafuc, Ricardinho também não pode estar presente nos treinos da Seleção, realizados no CT Paralímpico, em SP, durante esta semana.
FUTEBOL SETE – No último final de semana, a cidade de Torres foi palco do Campeonato Sul Brasileiro de Futebol 7. A competição foi organizada pela Federação Gaúcha da modalidade (FGF7) e ocorreu no Campo do Esporte Clube (EC) Torrense.
No Masculino, 15 equipes disputaram o título. O Dalge de Atlântida Sul foi o representante osoriense no Campeonato. Após duas vitórias na primeira fase, a equipe acabou sendo derrotada nas quartas de final para o Keoma (Porto Alegre) pelo placar de 3 a 2.
Na grande final, o Barça Beer venceu o Keoma por 3 a 2 e se sagrou campeão da competição. Já no Feminino, o Alcateia (Capão da Canoa) levou a melhor sobre outras cinco equipes para ficar com o título. A conquista veio com triunfo para cima do JA Sports (Flores da Cunha) na final, por 3 a 1.
NOLIGAFI – No domingo (4), o Osório Futebol Clube (FC) foi até a cidade de Gravataí (na região Metropolitana) para a sua estreia na Nova Liga Gaúcha de Futebol Infantil (NOLIGAFI). Ao todo, foram quatro jogos disputados. As partidas foram realizadas na RGM Academy. No confronto contra o Atlético Gaúcho, nas categorias Sub-10 e 11, o time osoriense acabou perdendo ambas as partidas. Já no duelo contra o São José (Poa), o Osório conseguiu dois triunfos nas categorias Sub-12 e 14, ambos pelo placar de 1 a 0.
LIGA METRÓPOLE – No feriado do Dia do Trabalhador (01/05), o Osório FC foi até Torres para encarar o Mar Azul por mais uma rodada da Liga Metrópole de Futebol. Ao todo, foram três confrontos, em categorias diferentes. No final, a equipe osoriense somou duas derrotas e apenas uma vitória. No Sub-13, o time foi goleado por 6 a 2. Já no Sub-14, outra goleada sofrida pelo Osório, desta vez por 5 a 1. O único triunfo em Torres veio na categoria Sub-11, onde a equipe osoriense levou a melhor, derrotando o Mar Azul pelo placar de 3 a 2.
CRÉDITOS: Divulgação