CIDADEDESTAQUEREGIÃO

NOTÍCIAS CURTAS

LAGOA – As fortes chuvas que atingiram a região contribuíram para o aumento de algumas lagoas da região e em Osório não foi diferente. As águas da Lagoa do Marcelino acabaram invadindo a Rua Firmiano Osório, causando preocupação aos moradores. Na quarta (15), o secretário de Obras, Claudio Aliardi, esteve no local para vistoriar a situação. Segundo ele, não foram registrados grandes danos.

O secretário afirmou que a equipe da prefeitura irá seguir monitorando a Lagoa e disse que o curso dela deve retornar à normalidade nos próximos dias. Enquanto isso, os moradores continuam atentos à evolução da situação e esperam que medidas preventivas sejam adotadas para evitar transtornos futuros em decorrência das chuvas sazonais na região.

RESSACA – A Costa gaúcha está sofrendo com a passagem de uma ressaca. Segundo o alerta da Marinha do Brasil, ondas de até três metros de altura podem ser registradas entre Mostardas e Florianópolis (SC). Isso, somado ao vento forte que atinge a região, ocasionou a cheia da lagoa e do Rio Tramandaí.

O aumento no nível das águas provocou alagamento em algumas ruas de Imbé, durante a madrugada de quinta-feira (16). Os locais atingidos foram: as Avenida Beira-Mar e Nilza Costa Godoy, além da Rua Alegrete, todas na região central da cidade, assim como algumas vias do bairro Courhasa.

Uma família que mora próximo a lagoa precisou ser retirada de casa. O coordenador da Defesa Civil e secretário-adjunto de Segurança Pública e Trânsito do município, Robson Minussi, aconselhou a população da região para que, em caso de problemas, acionem a Guarda Municipal, a Brigada Militar ou o Corpo de Bombeiros.

Aumento na Lagoa Tramandaí causou alagamento em ruas de Imbé. – FOTO: PMI

A cidade de Tramandaí também registrou problemas devido a ressaca no mar do Litoral. A água atingiu a Avenida Beira-Rio pela rampa de escoamento, junto a Praça dos Botos, a qual está passando por revitalização. Também houve registros de alagamentos nos bairros Aldeia da Lagoa, Barra, Cruzeiro, Indianápolis e Tiroleza. Vale ressaltar que o alerta de ressaca segue até esta sexta (19).

Vegetação se espalhou pela Avenida Beira-Rio, na região central de Tramandaí. – FOTO: Litoral na Rede

AULAS – As principais universidades do Estado informaram nesta semana, a previsão de retomar as atividades acadêmicas. Isso vale para diferentes instituições, incluindo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual do RS (UERGS). Além disso, o Instituto Federal (IFRS) também anunciou retorno das aulas em diferentes Campi, incluindo o Campus Osório. O retorno está previsto para acontecer na próxima segunda-feira (20).

Campus Osório do IFRS deverá retornar as atividades na segunda-feira (20).