NOTAS CURTAS

VACINAÇÃO – A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população osoriense para o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Podem se vacinar pessoas acima de cinco anos de idade. Vale ressaltar que é preciso ter tomado a última dose em pelo menos três meses. Já para as crianças entre seis meses e menores ne cinco anos será aplicada a primeira dose da vacina Covid XBB. É necessário levar um documento com foto e CPF, além da Carteira de Vacinação. 

O serviço está disponibilizado nos seguintes Postos de Saúde: Aguapés, Albatroz, Atlântida Sul, Caravágio, Centro, Glória, Laranjeiras e Primavera. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento de cada Posto. Além disso, também haverá vacinação na Borússia (segundas a tarde), Santa Luzia (terças pela manhã) e Palmital (sextas a tarde). Lembrando que o horário de manhã é das 8h ao meio-dia e na parte da tarde acontece das 13h e 30min às 17h.

A vacinação também acontecerá no Turno Estendido (das 18h às 21h), conforme o cronograma de cada Posto de Saúde: Albatroz e Atlântida Sul (segundas-feiras); Centrão (terças); Laranjeiras e Caravágio (quartas-feiras); e Primavera (quintas).

SERVIDORES – Os servidores municipais da Educação de Osório têm um motivo para comemorar. Após uma luta que vem durando mais de um ano, o prefeito Roger Caputi resolveu ceder e não tirar a insalubridades dos trabalhadores. O anúncio foi realizado pelo chefe do Executivo osoriense em um vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura no final da semana passada.

A decisão irá garantir segurança jurídica, tanto para a Administração local, quanto para os servidores. Segundo Roger, a medida considera o ponto de vista legal e estabelece que um laudo técnico será necessário para determinar quem tem direito ao adicional de insalubridade e em que grau. “Não é um laudo feito pelo município e nem pelos servidores. É uma empresa contratada e ela que fará esse laudo”, explicou o prefeito. Ele ainda garantiu, que todos os trabalhadores seguirão recebendo o benefício enquanto o novo laudo não estiver concluído.

RODEIO – Marcado para ocorrer entre os dias 26 e 30 de junho, o 40º Rodeio Crioulo Internacional de Osório acontecerá de maneira solidária. Segundo a prefeitura, toda a renda arrecada na bilheteria será repassada ao Rotary e ao Lions, que farão a destinação dos recursos para as cidades afetadas pela enchente. Ambas as entidades estão atuando diretamente no auxílio dos desabrigados. Toda a semana tem saído caminhões com donativos para diferentes municípios.

O Rodeio é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude e acontecerá no Parque de Rodeios e Eventos Jorge Dariva. Paralelamente, o local também irá receber a 30ª Tafona da Canção Nativa e a 22ª Feira Agropecuária, assim como a Exposição Morfológica do Cavalo Crioulo, Campereada e a Doma de Ouro ABCCC – Redomão.

HSVP – O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) foi comtemplado com o valor de 200 mil reais. O dinheiro foi destinado pelo deputado federal Afonso Motta (PDT), por meio de emenda parlamentar. O montante será utilizado para o custeio de gastos. Na última quinta-feira (23), os vereadores Ed Moraes, Ricardo Bolzan e Vagner Gonçalves estiveram na instituição, onde foram recebidos pela direção do HSVP. Eles estiveram acompanhados do assessor do deputado Afonso, Maurício de Souza Pereira, e da presidente municipal Juventude Socialista, Brenda Palhano. Os vereadores aproveitaram a ocasião para realizar a entrega do documento e fazer uma visita pelas dependências do HSVP.