Navegação Lacustre no Litoral volta a ser pauta de discussão
O deputado estadual Luciano Silveira (MDB) sempre mostrou ser um defensor do retorno da navegação lacustre no Litoral Norte gaúcho. Nesta semana, o assunto foi tema de reuniões realizadas pelo parlamentar com diferentes autoridades. Na quarta-feira (12), o encontro foi com o vice-governador Gabriel Souza. Na ocasião, foi discutida a realização da batimetria nos canais e lagoas da região.
Silveira também esteve reunido com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e o diretor de Relações Institucionais, Sandro Boka, onde tratou da importância da retomada da navegação para o desenvolvimento do turismo e da economia do Litoral Norte. “A pauta da navegação lacustre é muito importante para o Litoral. Tenho certeza que isso vai desenvolver o turismo e gerar novas oportunidades de emprego e renda para população. O primeiro passo já estamos dando que é a realização da batimetria que deve acontecer em breve e a partir daí tornar navegáveis novamente nossas lagoas e canais”, declarou o parlamentar.

Ainda durante a agenda, Luciano foi até o Cais Mauá, em Porto Alegre, onde aproveitou para visitar o barco Bento Gonçalves. “Temos o desejo de levar ele para Osório, resgatando uma parte da nossa história”, afirmou o deputado Luciano. Para quem não sabe, a embarcação faz parte da história da navegação da região, tendo naufragado na Lagoa da Pinguela, em Osório, no ano de 1947. Na época, 18 pessoas acabaram morrendo, incluindo figuras políticas importantes.

TERMO ASSINADO
Em fevereiro deste ano, foi dado o primeiro passo para que as lagoas da região voltem a ser navegáveis. Isso se deu após a assinatura do Termo de Cooperação entre a Frente Parlamentar do Desenvolvimento do Litoral Norte da Assembleia Legislativa gaúcha (AL-RS) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon) do RS.
O termo tem o objetivo de estabelecer mecanismos para promover ações, com ênfase em compartilhamento de dados, informações estratégicas, mobilização social e cooperação técnica. A iniciativa contou com participação de Luciano Silveira, juntamente com o deputado federal Alceu Moreira (MDB).

CRÉDITOS: Paulo Joel