Municípios do Litoral terão segunda Equipe de Saúde da Família
A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps), publicou na terça-feira (25), o resultado do processo de adesão para segunda equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Rede Bem Cuidar (RBC/RS). Ao todo, 110 cidades foram selecionadas e contarão com incentivo do Governo gaúcho para implantação e custeio mensal. No Litoral Norte serão contemplados os municípios de Osório, Santo Antônio da Patrulha, Capão da Canoa e Arroio do Sal.
Cada ESF é composta por médico, enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde. Também podem integrar a equipe agente de combate às endemias e profissionais de saúde bucal (cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal). A ampliação das ESFs tem o objetivo de fortalecer a colaboração entre usuários, trabalhadores e gestores da saúde na construção de estratégias humanizadas na forma de cuidar dentro do território.
Serão destinados R$ 60 mil para a implantação e, após, oito mil reais para custeio mensal da segunda equipe em cada cidade. As equipes iniciarão o desenvolvimento das ações nos municípios selecionados a partir do segundo semestre de 2024.