Municípios do Litoral enviam voluntários para atender vítimas das enchentes no Estado
Em meio à maior catástrofe natural do RS, a solidariedade da população gaúcha tem sido algo de se destacar. No Litoral Norte dezenas de veículos têm saído todos os dias com doações para os municípios mais afetados. Além disso, voluntários têm levado embarcações para ajudarem nos resgates das pessoas ilhadas.
Na segunda-feira (6), 38 agentes de saúde se deslocaram de Capão da Canoa em direção a Cachoeirinha, na região Metropolitana, para ajudar no atendimento das vítimas das enchentes. Eles estão atendendo nos hospitais e alojamentos do município. Além disso, o secretário de Saúde caponense Tiarlin Abling, juntamente com a diretora de Saúde da cidade, Lady Medusa, realizou a entrega de uma remessa com medicamentos doados por médicos, farmácias e a comunidade de Capão.
O prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, reiterou a mobilização do município e de toda comunidade neste momento, contribuindo com doações e equipes voluntárias “visando minimizar o sofrimento de pessoas atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul”, declarou.

PESCADORES AUXILIAM NOS RESGATES
Pescadores de Tramandaí estão auxiliando no resgate de pessoas e animais em Canoas e Porto Alegre. Os barcos foram transportados com auxílio da prefeitura local, que emprestou caminhões para levarem as embarcações até os municípios. Os trabalhos estão sendo feitos nos bairros Mathias Velho (Canoas) e Humaitá (Poa).
Ainda em Tramandaí, foi montada uma estrutura no Centro Municipal de Eventos para o recebimento de doações aos desabrigados. Além disso, a cidade também está recebendo moradores de outras regiões, colocando-os em abrigos e pousadas da cidade.

DOAÇÃO DE ÁGUA
O Acqua Lokos Parque Hotel, em Capão da Canoa, está realizando a doação de água potável para as vítimas das enchentes no Estado. A ideia partiu do colaborador Bruno Agostinho Timmes e foi abraçada pela direção e demais trabalhadores. O tratamento é realizado na própria empresa, na sua Estação Alternativa de Tratamento de Água (ETA), a qual possuí armazenamento de 200 mil litros e capacidade de tratar 50 mil litros de água a cada seis horas.
O fornecimento de água é gratuito, basta ir até a empresa, localizada no quilômetro 50 da ERS-389 (Estrada do Mar), com caminhão-pipa ou veículos com caixas d’água, bombonas ou cisternas. Vale ressaltar que a água também pode ser armazenada em galões, como estão fazendo algumas pessoas. De acordo com o diretor do Acqua Lokos, Fabiano Brogni, cerca de 400 mil litros de água já estão reservados para doação, entre o que já foi retirado e o que está agendado para abastecimento nos próximos dias. O agendamento é realizado pelo Whatsapp: (51) 99924-1894 e o abastecimento ocorre diariamente, sempre das 8h às 18h.
Centenas de pessoas de várias regiões e estados já entraram em contato para organizar a retirada da água, desde empresários, pessoas civis e influenciadores. Para se ter uma ideia, a primeira doação, que ocorreu na tarde de segunda-feira (6), foi realizada pela empresa EcoQuality, localizada em Canoas. O caminhão-pipa, com capacidade de 20 mil litros, realizou a distribuição na Santa Casa de Porto Alegre, na Ulbra Canoas e na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

MAIS DOAÇÕES
Também na segunda, os agentes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) encheram um caminhão com água, produtos de limpeza e alimentos para serem enviados as famílias afetadas pela enchente no Estado. A sede do CBM é só mais um dos inúmeros pontos de coleta espalhados pelo município. Em Osório, também estão sendo recebidas doações nos ginásios de Atlântida Sul e da Vila Olímpica, no quartel da Brigada Militar (BM), no Rotary, nos Correios, no Caise, etc.
Ainda na onda de doações, o Executivo osoriense e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório (Acio) estão arrecadando doações para pets. Estão sendo pedidos os seguintes itens: ração, sachês, vermífugos, potes para ração, roupas, coleiras, cordas, além de jornais e papelão. O material pode ser entregue tanto na sede da Acio, quanto na Câmara de Vereadores.
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) está recebendo inúmeras gestantes vítimas das enchentes e que perderam tudo. Em virtude dessa situação, a instituição está pedindo doações de fraudas descartáveis, lenços umedecidos, pomadas, absorventes pós-parto, além de roupas e cobertores de bebês. Os donativos podem ser entregues diretamente na recepção do HSVP.
Já algumas Escolas da cidade, como a General Osório, estão arrecadando materiais de higiene, como: sabonete, xampu, condicionador, desodorante, creme dental, papel higiênico, lenço umedecido, entre outros. Outro colégio envolvido na ação é o Cônego Pedro Jacobs, que aproveitou a realização do Café Coletivo realizado durante a quarta-feira (8), em comemoração ao aniversário da instituição, para arrecadar donativos para as pessoas afetadas pela enchente. Também houve registros de ações realizadas na Escola Maria Teresa Vila Nova Castilhos (Polivalente), onde os alunos arrecadaram dezenas de garrafas de água.
