CIDADEDESTAQUE

Município segue mobilização para auxiliar desabrigados atingidos por enchentes

OSÓRIO – A cidade está recebendo os desabrigados atingidos pela enchente que praticamente destruiu todo o Estado. Em um vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, o prefeito Roger Caputi falou sobre o trabalho de acolhimento realizado no município. Segundo ele, o município está preparado para receber as pessoas, caso haja necessidade, tendo sido montada uma estrutura para isso. Porém, Roger afirmou que, até o momento, apenas algumas pessoas foram abrigadas no ginásio de Atlântida de Sul, sendo que todas elas já foram deslocadas para outros municípios da região.

A Secretaria de Assistência Social e Habitação está realizando um trabalho de identificação das pessoas que têm chegado a cidade, atendendo as demandas das famílias e realizando o encaminhamento de todas necessidades prioritárias possíveis. De acordo com a psicóloga Silvana Bentz de Oliveira, os atendimentos são realizados de forma organizada, considerando duas situações distintas: Pessoas acolhidas em casas de amigos e familiares e aquelas que buscam abrigo temporário. O trabalho acontece no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: Das 8h às 12h e das 13h e 30min às 17h e 30min.

PREOCUPAÇÃO

A grande quantidade de chuva registrada na região tem causado preocupação a moradores de alguns pontos da cidade. No domingo (12), o rio que passa sobre a ponte Sea Road começou a subir, deixando os moradores da região em alerta. Já a Rua Firmiano Osório, próximo a Lagoa do Marcelino, ficou embaixo d’água. A situação foi semelhante em quase toda a cidade, visto que os bueiros não deram conta de escoar tanta água.

Devido ao volume de chuva, uma cratera se abriu em frente a uma residência localizada na Rua Costa e Silva, no bairro Caravágio. Além do buraco, há o risco de um muro desabar, bem como a possibilidade de um poste de luz ser comprometido, aumentando os perigos.

MAIS VOLUNTÁRIOS

O Cras está recebendo inscrições de pessoas físicas e jurídicas para compor o banco de voluntários, que auxiliarão na operação dos possíveis alojamentos a serem criados na cidade. Interessados devem se dirigir à sede da Secretaria de Assistência Social e Habitação (Avenida General Osório, no 2.230, bairro Glória), na recepção do Cras ou entrar em contato pelo Whatsapp: (51) 99134-6206.

DOAÇÕES

O Ginásio da Vila Olímpica segue recebendo doações. As principais necessidades no momento são: água, alimentos não perecíveis, colchões, roupas de inverno (para crianças e adultos), cobertores, roupas de cama, absorventes, fraudas e lenços umedecidos. Os donativos podem ser entregues todos os dias, inclusive aos finais de semana, até às 20h.

Na noite da última sexta-feira (10), o município recebeu doações do Clube Criciúma de Santa Catarina. Todo material recebido será distribuído para os municípios do Litoral Norte que estão auxiliando as famílias desalojadas e as cidades que foram atingidas pelas enchentes. Já no sábado (11), começaram a ser entregues os donativos, sendo contempladas as seguintes cidades: Arroio do Sal, Canoas, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Mostardas, Palmares do Sul e Três Coroas.

Parte das doações foram enviadas para municípios do Litoral e da região Metropolitana do Estado.