CIDADE

Município é contemplado no Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo

OSÓRIO – O governador Eduardo Leite realizou na terça-feira (12), a assinatura dos convênios da primeira fase do Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo. A iniciativa tem o propósito de disponibilizar recursos para a recuperação de áreas cultiváveis em cidades que tiveram perdas decorrentes do ciclone extratropical que atingiu o Estado entre 15 e 16 de junho deste ano.

Nesta primeira etapa do Programa serão investidos R$ 10 milhões, valor que contemplará 22 municípios. Desses, sete estão no Litoral Norte. São eles: Caraá, Itati, Maquiné, Morrinhos do Sul, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Três Forquilhas. Osório receberá pouco mais de 300 mil reais. O valor será utilizado para a aquisição, distribuição e aplicação de insumos, tais como corretivos, condicionadores de solo, adubos, bioinsumos e sementes de cobertura.

De acordo com a prefeitura, os insumos serão distribuídos para os agricultores familiares. A ação contará com participação do Conselho Municipal de Agropecuária (Comagro), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Emater. O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Júlio Mirim, esteve acompanhando o evento em Porto Alegre, juntamente com membros da equipe técnica da Secretaria: Gilson Davoglio e Walquíria Peixoto.