Município do Litoral tem pedido de situação de emergência aceito
Ciclone Yakecan causou estragos e transtornos a moradores de Três Forquilhas em maio deste ano. – FOTO: PMTF
A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 14 cidades do país atingidas por desastres naturais. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (12). Entre os municípios contemplados está o de Três Forquilhas.
A cidade do Litoral Norte gaúcho anunciou no dia 18 de maio deste ano, por meio de Decreto Municipal (030/2022), situação de emergência na área urbana e rural do município após a passagem do ciclone Yakecan. Os ventos intensos iniciaram no município por volta das 20h do dia 17/05 e seguiram até a manhã do dia 18/05, causando danos na infraestrutura geral de residências, comércios, indústrias e prédios públicos.
Os ventos causados pelo ciclone Yakecan deixaram um rastro de destruição na comunidade de Chimarrão, a sete quilômetros da sede do município. Segundo informações, praticamente todos os moradores registrados estragos em suas residências. Para se ter ideia, uma fábrica de reciclagem que funciona na região teve mais de 70 telhas arrancadas. Houve ainda danos ambientais, provocados por queda de árvores, bem como danificações em plantações, resultando em danos materiais e prejuízos econômicos e sociais.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Vale ressaltar que, após a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.