Município do Litoral receberá kits de alimentos do Governo do Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), distribuirá 48 mil kits de alimentos a 192 municípios gaúchos. Serão beneficiadas pela ação cidades com decreto de situação de emergência e/ou de calamidade pública que aderiram ao edital publicado pela Sedes em 25 de janeiro. Entre elas, está Balneário Pinhal, no Litoral Norte gaúcho.

A iniciativa busca promover a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social. Serão atendidas pela ação as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, considerando a base de dados do Cadastro Único (CadÚnico), indígenas e quilombolas, beneficiárias ou não do Programa Bolsa Família (PBF). Todos os alimentos a serem entregues foram adquiridos de cooperativas de produtores da agricultura familiar com recursos repassados ao Executivo estadual no âmbito do Movimento Rio Grande Contra a Fome.

A distribuição dos kits ficará a cargo da Sedes, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome (DSA), em articulação com os municípios beneficiados. As entregas ocorrerão de forma regionalizada, com previsão de início para o mês de março. Cada kit de alimentos conterá: um quilo de açúcar mascavo; cinco quilos de arroz polido orgânico; cinco quilos de arroz integral orgânico; 500 gramas de biscoito colonial; dois quilos de farinha de milho; dois quilos de farinha de trigo; três quilos de feijão; dois quilos de leite em pó; e um quilo de macarrão.