Município do Litoral entra em alerta com aumento de casos de Dengue
Torres entrou em alerta devido ao aumento no número de casos de Dengue na cidade. De acordo com o painel de monitoramento de arboviroses da Secretaria Estadual da Saúde (SES), até o final de segunda-feira (23), o município havia registrado 16 casos da doença, mais da metade dos 31 confirmados no Litoral Norte.
Os 16 casos ocorreram em 11 diferentes bairros da cidade, sendo que todos já estão recuperados. Dos 16 casos, três foram registrados no bairro Guarita, dois, no Centro, Centenário e Jardim Eldorado e um caso nos demais bairros: Getúlio Vargas, Igra Norte, Praia Grande, Stan, Nova Esperança, Vila São João e Praia Santa Helena. O diretor de Vigilância em Saúde, biólogo Lasier França, informou que existem atualmente cerca de 150 focos de larvas em Torres.
ESTADO – O Rio Grande do Sul chegou a 26 mil casos confirmados de Dengue, somente neste ano, com 31 óbitos. As últimas confirmações foram em Porto Alegre e Condor, a 390 quilômetros da Capital. Igrejinha, na Região Metropolitana, é a cidade que o maior número de mortes, são cinco. Novo Hamburgo, na mesma região, e Horizontina, no Noroeste do Estado, têm três mortes cada.
De acordo com dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o RS soma 26.193 casos confirmados da doença. Do total, 21.498 são autóctones, ou seja, contraídos na localidade. Das 31 mortes, 18 eram mulheres e 13, homens. Em relação às faixas etárias, a maioria (21) tinha mais de 70 anos.
LITORAL NORTE – Até o momento foram realizadas 374 notificações da doença na região, sendo confirmados 58 casos, 31 autóctones. Além de Torres, também foram confirmados casos de Dengue em Capão da Canoa (6), Tramandaí (4), Imbé (2), Osório (1), Santo Antônio da Patrulha (1) e Xangri-lá (1).
Em relação a Chikungunya, foram 40 notificações, tendo três casos confirmados, sendo um autóctone no município de Imbé. Felizmente, não houve registro nas cidades do Litoral Norte gaúcho de casos de Zika Vírus.
Foto: Divulgação