Numa iniciativa de entidades do município e região, reuniram-se para a I Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres do Território Rural do Litoral, na tarde do dia 24 de setembro, quinta-feira, mais de 60 mulheres dos municípios de Osório, Caraá, Maquiné, Cidreira, Balneário Pinhal, Arroio do Sal, São Francisco de Paula, Antônio Prado, Três Cachoeiras e Porto Alegre. O evento ocorreu na Sede do Clube de Mães Unidas Venceremos e teve a organização do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres- COMDIM/Osório, do Clube de Mães Unidas Venceremos/Osório, da Associação Cultural Beneficente – Ilê Mulher/ Porto alegre e Arroio do Sal; da Coopviva – Cooperativa de Consumo e Comercialização dos Pequenos Produtores Rurais do Litoral Norte; da Emater/RS – Ascar Escritório Municipal de Osório; da Rede de Mulheres Negras pela Segurança Alimentar e Nutricional de Porto Alegre e do Colegiado de Desenvolvimento Territorial – CODETER Território Rural do Litoral. A mesa de abertura da Conferência contou com a presença da Presidente do Conselho Estadual de Direitos das Mulheres Fabiane Dutra, da Representante e Conselheira do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres de Osório Elisabete Iuri, da Coordenadora da Comissão de Mulheres da Regional Litoral da Fetag Madalena Marks Machado, da Vereadora de Osório Bianca Meregalli de Lima, da Presidente do Clube de Mães Unidas Venceremos Aidil de Oliveira Schneider, do Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social José Ronn Oliveira Martins, da representante do Escritório Municipal da Emater, Suzana Nunes Machado e da Coordenadora do NIPEDETE/UFRGS – Territórios Rurais dos Campos de Cima da Serra e Litoral Profª Gabriela Coelho de Souza.
Na oportunidade foi debatido o Tema da Conferência: “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” através de palestras da Presidente do Conselho Estadual de Direitos das Mulheres, Fabiane Dutra, da Coordenadora do Ilê Mulher Rose Castilhos, da Representante da Coopviva Sandra Kauer, e da Assessora de Gênero do CODETER Litoral Brizabel Rocha, sob a coordenação de Nô Homero da Rede de Mulheres Negras pela Segurança Alimentar e Nutricional/RS.
Após os debates o grande grupo deliberou como desafios a serem construídos por todas e todos, e que serão levadas à V Conferência Estadual que será realizada, nos dias 7 e 8 do mês de Novembro em Porto Alegre, as necessidades de criarem e fortalecerem estruturas públicas municipais, territorias, regionais, de atendimento às mulheres, uma rede socioassistencial capacitada para atender as mulheres vítimas de violência. A necessidade de destinação de recursos públicos para programas destinados às mulheres, nas áreas educacionais, de formação, de autonomia, e de formação política de direitos e cidadania. A urgência de estruturação dos Conselhos Municipais de Direitos das Mulheres para a formulação de políticas públicas com controle social. A necessidade de seminários, encontros, e debates sobre as questões de gênero. A inclusão e participação de mulheres negras, quilombolas, indígenas, ciganas, na formulação das políticas de gênero com participação efetiva dessas mulheres. E, a participação efetiva das mulheres na construção e elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Litoral. Foram eleitas, 09 (Nove) delegadas que levarão os pleitos desta Conferência e dessa Região para a Conferência Estadual no mês de novembro em Porto Alegre. As entidades organizadoras vão reunir-se novamente na cidade de Osório juntamente com as Delegadas eleitas para prepararem-se para essa nova etapa.
Os participantes avaliaram como positiva a iniciativa e que espaços como este viabilizam a reflexão e o diálogo sobre os direitos para mulheres em suas diversidades e oportunidades, fortalecendo os conselhos, movimentos e instituições que lutam e defendem os direitos das mulheres, sem violência integrando-se a uma cultura de paz, equidade e justiça social.