Morre ex-prefeito de Osório Eduardo Abrahão

Morre ex-prefeito de Osório Eduardo Abrahão

OSÓRIO – Morreu na manhã de quarta-feira (15), o ex-prefeito do município Eduardo Aluísio Cardoso Abrahão. O anúncio foi realizado por familiares de Abrahão em uma de suas redes sociais, por volta das 11h. O velório foi realizado entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira (16), na Câmara de Vereadores da cidade, contando com a presença de dezenas de pessoas, incluindo autoridades e amigos do político.

Após o velório, o corpo foi levado ao Crematório de Osório, onde foi realizada uma cerimônia apenas para a família. Durante o cortejo fúnebre, representantes dos Piquetes Anfilóquio Dias Marquês, Bolzan, Fernando Ferreira Marques, Mathias Velho Pacheco e Vô Chico realizaram homenagens a Abrahão. Para quem não sabe, o ex-prefeito de Osório era bastante ligado ao movimento tradicionalista, sendo sócio do Piquete Anfilóquio Dias Marquês. O cavalo de Eduardo, Uma de suas paixões no tradicionalismo, o cavalo de Eduardo foi levado até à frente da Câmara de Vereadores, em um dos momentos mais emocionantes da homenagem.

Tradicionalistas acompanharam a cavalo o cortejo do corpo do ex-prefeito de Osório.

Desde 2019 lutando contra um câncer, ele estava internado desde a última semana, na Santa Casa de Porto Alegre, após sofrer uma hemorragia digestiva, devido ao tratamento da doença. Em junho de 2020, ainda quando era prefeito, ele acabou se afastando do cargo para realizar uma cirurgia no fígado, o primeiro de uma série de procedimentos que teve que passar neste período

Familiares chegaram a realizar uma campanha de doação de sangue para ele. Vale ressaltar que, na manhã de segunda (13), um ônibus saiu da frente da Câmara de Vereadores em direção a capital levando pessoas para realizarem a doação no Banco de Sangue da Santa Casa, mas infelizmente, não foi o suficiente.

MENSAGENS A FAMÍLIA

Diversas autoridades se pronunciaram sobre a morte do ex-prefeito de Osório. “Lamento profundamente o falecimento do ex-prefeito Eduardo Abrahão. Ele deixa o seu legado na história do município de Osório, onde foi por duas oportunidades prefeito. Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos e que Deus conforte o coração de todos neste momento difícil”, disse o prefeito Roger Caputi.

“Osório perde um ilustre cidadão, homem de coração bondoso, porém de posicionamento firme, que deixa seu legado público. Aos familiares e amigos, força para suportar a dor, mas acima de tudo para cultivar as sementes deixadas por ele”, declarou o presidente do Legislativo osoriense Miguel Calderon (PP).

A Câmara de Vereadores lançou a seguinte nota de pesar: “A Câmara Municipal de Osório, em nome dos vereadores que integram a 18ª Legislatura, manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, ocorrido na manhã de quarta-feira, dia 15. Neste momento de luto, os vereadores externam o reconhecimento dos relevantes serviços prestados à sociedade e suas contribuições na gestão pública, também tendo exercido a função de secretário municipal e vereador na 11ª Legislatura. A Casa Legislativa expressa os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos”.

Pelas redes sociais, vereadores também se pronunciaram: “Eu, particularmente, sinto profundamente essa grande perda, de um líder com quem tive a honra de trabalhar e que sempre buscou o melhor para Osório e para nosso povo. Incansável nunca deixou de atender a todos e com um coração gigante, fazia da política uma missão em prol daqueles que mais necessitavam. Não tinha horário para auxiliar. Uma inspiração e um incentivador de minha caminhada na política e na vida pública. Integro, honrado e abnegado, perdemos nós e perde Osório, meus sentimentos a toda família. Eduardo Abrahão é parte da história de Osório e do PDT e sempre será lembrado pelo grande homem e líder que foi”, declarou o vereador Vágner Gonçalves. Já Ricardo Bolzan foi mais sucinto nas palavras: “Descanse em paz meu amigo! ”, desejou o vereador.

“Estamos consternados pela partida precoce deste líder, pai de família, um político com uma jornada gloriosa. Ficarão o exemplo de político, advogado, pai… Deus o receba, e que Deus conforte a família ilutada, neste momento de tamanha dor. Nossos sentimentos a família”, desejou Maicon Prado (PDT). “É com imensa dor e pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito Eduardo Aluísio Abrahão. Presto minha solidariedade à família, amigos e comunidade osoriense que está enlutada nesse momento de tamanha perda. Que encontramos conforto nas boas lembranças e no legado que ele nos deixa”, escreveu o vereador Ed Moraes (MDB).

Secretário de Obras durante o governo Abrahão, Giovani Linhares deixou uma mensagem de despedida para o amigo: “Perante uma tragédia como esta, fica apenas a perplexidade de perceber que a vida é mesmo um sopro. Partiu um amigo querido, um pai de família adorado. Era um ser humano maravilhoso, amigo do seu amigo, fiel e verdadeiro. Não é apenas o mundo que fica mais pobre com sua partida, mas também a vida de todos que o admiravam e amavam, com certeza meu amigo e Prefeito Eduardo Abrahão, vais deixar muitas saudades e nunca será esquecido. Convivemos juntos em oito anos e hoje faço parte do PDT por tua causa. Vou ser eternamente grato pela confiança em minha pessoa, tenho muita sorte e honra de ter feito parte do teu grupo de amizades. Com certeza, meu amigo, Deus está te esperando de braços abertos. Um beijo no teu coração meu amigo”.

Entidades também se solidarizaram com a perda do ex-prefeito, como fez a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório (Acio): “Com profundo pesar a Acio manifesta seus sentimentos pelo falecimento de Eduardo Aluísio Cardoso Abrahão. Externamos nossos votos de solidariedade e pedimos pelo conforto dos familiares e amigos”. Já a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), lamentou a morte do político, o qual, segundo a Associação, era “um homem de fibra, coragem e um grande gestor público”.

O PDT Osório, partido de Abrahão por mais de 15 anos, também lançou uma nota de pesar lamentando sobre a morte do ex-prefeito. Durante o texto, a sigla destaca a trajetória e os feitos do político, ressaltando que Eduardo nunca deixou de militar no partido e participar das atividades, mesmo doente. Além disso, Abrahão atuava como colaborador do deputado federal Pompeo de Mattos: “Abrahão foi um companheiro leal, amigo e um entusiasta da cidade de Osório, onde ainda planejava fazer muito mais”, diz a nota.

Aliás, Pompeo foi outro que falou sobre a morte do ex-colega, postando uma foto dos dois em Brasília (DF): “Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do amigo, colega de trabalho e companheiro pedetista, Eduardo Abrahão. Ele era um exemplo, um lutador das causas sociais e deixa um legado de obras e realizações. Além de grande profissional, Abrahão era uma pessoa extremamente querida e deixou muita admiração por onde passou, foi um ser humano incrível que sempre cativou a todos. Que as memórias que guardamos nos deem o conforto necessário para suportar a dor desta perda tão grande”, comentou o parlamentar.

Eduardo Abrahão ao lado do deputado Pompeo de Mattos (PDT), durante passagem em Brasília (DF).

Além de Pompeo, outros parlamentares também se pronunciaram sobre a morte de Abrahão. O deputado estadual Luciano Silveira (MDB) escreveu: “Osório está de luto pela morte do ex-prefeito Eduardo Abrahão. Figura política importante da nossa cidade. Que descanse em paz”. Já o deputado federal Alceu Moreira (MDB) lembrou que as diferenças políticas nunca interferiram na relação entre os dois: “Lamento muito a partida do ex-prefeito Eduardo Abrahão. Meus sentimentos a família, amigos e comunidade osoriense”.

HISTÓRICO

Nascido em Osório, no dia 10 de julho de 1960, Eduardo é irmão de Eurico, Fátima e José Henrique Cardoso Abrahão, sendo o filho mais velho de Jorge Odilon Abrahão e Maria Hila Cardoso Abrahão (ambos in memoriam). Durante sua infância, Abrahão estudou na Escola Almirante Tamandaré, em Tramandaí, e no Grupo Escolar General Osório, em Osório. Já o seu 2º Grau foi feito no Ginásio Conceição e, posteriormente, no Industrial, atualmente Escola Prudente de Morais.

Graduado em Direito pela Unisinos, Eduardo Abrahão acumulou, ao longo de sua vida profissional, experiência adquirida no exercício das funções de advogado, procurador de Viamão e gestor público. A experiência com o setor público iniciou-se na década de 1990. Em 92, se candidatou a uma cadeira no Legislativo Municipal, sendo o primeiro vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no Litoral Norte gaúcho.

Ainda pelo PT, concorreu pela primeira vez para prefeito em 1996, não sendo eleito. Após alguns anos, em 2007, ele migrou para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Pela nova sigla, Abrahão foi candidato a prefeito em 2012, desta vez conseguindo se eleger, feito que repetiria quatro anos depois (em 2016), com a reeleição. Além de chefe do Executivo, Abrahão também atuou como secretário municipal de Saúde e de Administração na gestão de Romildo Bolzan (PDT).

LEGADO

Durante seus dois mandatos, realizou um trabalho contemplando Centro, bairros, distritos e comunidade osoriense em geral. Seu legado ainda é visto na infraestrutura de ruas, obras em escolas e locais públicos. Sua aprovação pela comunidade osoriense era e segue sendo notória.Aos 62 anos de idade, Eduardo Abrahão deixa a esposa Soraia, quem o ajudou a levar o nome da cidade ao resto do país, principalmente por conta do Programa Jogue Limpo com Osório, que acabou servindo de referência para outros municípios. Além da companheira, o ex-prefeito deixa o filho Moysés, a nora Camila e demais familiares, além de amigos, colegas e milhares de simpatizantes. Com a morte de Abrahão, o prefeito Roger decretou luto de três dias em todo o município.

A direção e toda equipe do Jornal Momento deseja os mais sinceros pesares aos familiares e amigos do ex-prefeito de Osório Eduardo Abrahão.